Algumas facilidades, algumas dificuldades

Em todos os blogs sobre minimalismo que li, as pessoas relatavam como elas tiveram dificuldade em se livrar de todas as coisas supérfluas que tinham: inúmeros objetos de decoração, vários sapatos, roupas e acessórios, papéis desnecessários, tralhas entulhadas nos quartos da casa, lixo acumulado, etc  etc…
Percebi que para mim, aparentemente, vai ser mais fácil: eu não tenho um patrimônio que acumulei por anos, não tenho tantas coisas inúteis das quais precisaria me livrar. Começando no minimalismo agora, meu desafio vai ser, justamente, não cair na armadilha de juntar cada vez mais coisas ao longo do tempo.
Também não pude deixar de notar que, em geral, eu tenho menos gastos que a maioria das pessoas. Alguns exemplos:
  • Eu não uso maquiagem;
  • Eu faço minhas unhas/arrumo o cabelo/depilo em casa, então não gasto com salões de beleza;
  • Eu não tenho TV a cabo nem um plano de internet (eu uso o wi-fi do meu celular, mas isso é uma longa história);
  • Eu moro em uma república, portanto, não preciso pagar as contas de água e luz, mas pago o aluguel do quarto;
  • Eu não pago a mensalidade da minha faculdade (minha mãe paga a metade do valor, a outra metade é a cargo do FIES);
  • Eu baixo os filmes e as séries que gosto de assistir;
  • Eu não tenho carro/moto;
Apesar de tudo, eu não consigo economizar muito dinheiro. Primeiro, porque eu recebo muito pouco (sabe a bolsa de iniciação científica do CNPq? Pois é.), e o aluguel representa quase 50% das minhas despesas, apesar ser relativamente barato. Eu também gasto muito com:
  • Comida, principalmente fast-food;
  • Transporte (ônibus / metrô);
  • Materiais para qualquer projeto que eu precise fazer na faculdade;
  • Roupas e sapatos, às vezes;
  • Livros (no ano passado eu comprei muitos. Este ano, nenhum ainda.);
  • Esmaltes (eu sou alérgica, por isso preciso comprar os hipoalergênicos, mais caros);
Estou tentando mudar minha situação financeira atual – eu parei (por enquanto) de comprar coisas desnecessárias e comecei a controlar minhas despesas básicas. Por enquanto, estou andando na linha. É esperar para ver os resultados!
Deixe um comentário

