Um empurrãozinho na direção certa

Hoje eu li um post muito bom no Zen Habits, sobre como realizar, efetivamente, uma mudança na vida. Basicamente, o autor do blog dizia que para conseguir alterar qualquer coisa, você precisa fazer pequenas mudanças diárias na sua vida, e se comprometer com elas. O processo não pode ser repentino e nem traumático, caso contrário, não vai dar certo.
Depois de ler tudo, resolvi aproveitar as dicas para me livrar do meu pior hábito: a procrastinação. Sério, sou a pessoa mais preguiçosa da face da Terra, e isso é um tormento na minha vida. Eu deixo tudo para a última hora, e depois me desespero porque não consigo realizar meus planos a tempo. Entretanto, como algumas coisas (por sorte, talvez?) acabam dando certo, eu continuo a adiar as minhas obrigações infinitamente, na esperança de que, no fim, tudo se resolva.
Dizem por aí que decidir mudar é meio caminho andado, mas como eu preciso realizar uma ação efetiva, minha primeira pequena mudança será: levantar todos os dias assim que o despertador tocar. Parece ridiculamente fácil, mas não é. Eu programei o alarme do meu celular para tocar todos os dias às 6:20, porém, eu fico pensando “Ah, só mais 10 minutinhos”, aperto o botão “soneca” umas duas vezes e  acabo levantando só às 6:50. Minha aula começa às 7h. Como eu moro pertinho da faculdade, é só correr para tomar o café, trocar de roupa, fazer um coque no cabelo (porque a preguiça de pentear impera) e sair, que mais ou menos em 8 minutos eu chego lá. Atrasada, como sempre.
Quero – e vou – parar com isso. Então, a partir de amanhã, vou pular da cama assim que o despertador tocar. Estou me comprometendo com isso, só preciso decidir se vou estabelecer uma punição (ou recompensa, quem sabe), para o caso de eu falhar – outra dica do post que li. Já sei que pelo menos uma coisa boa eu vou conseguir: não vou precisar fazer malabarismos para segurar o pão com uma mão e amarrar o tênis com a outra. 😀
Próximo passo: estabelecer uma rotina para a hora de dormir.

Deixe um comentário

