Uma tentação a menos

Hoje eu paguei a última parcela que devia no meu cartão da Renner, e aproveitei para picá-lo em pedacinhos.
Eu fiz esse cartão pouco mais de um ano atrás. Quando mudei de estágio (eu trabalhava em um colégio, e passei a estagiar num órgão da PBH), eu precisei comprar roupas e sapatos sociais que, de acordo com a minha chefe, eram mais adequados para o trabalho. Antes eu só usava o bom e velho trio jeans + camiseta + All Star, e tive que comprar uma quantidade razoável de blusas mais arrumadas. O problema é que eu não tinha dinheiro para pagar por tudo, então fiz o cartão justamente para poder comprar o que eu precisava e pagar parcelado.
Reconheço que o cartão foi útil, mas também trouxe complicações. A primeira era que eu sempre tinha uma parcela para pagar todo mês – quando terminava de pagar uma compra, eu geralmente fazia outra. A segunda era a possibilidade de comprar sempre: era só dar uma passada na loja para “ver as novidades” e se achasse algo que valesse a pena na liquidação, eu decidia levar. “Está barato, vou pagar poucas parcelas… Vou ter dinheiro no mês que vem, posso comprar isso”, eu pensava. E já fazia uma nova dívida para o próximo mês.
Felizmente, nunca fui de acumular várias dívidas mas, como sempre recebi pouco, qualquer compra parcelada comprometia o meu orçamento, e eu não conseguia poupar nada. Hoje isso mudou, contudo, eu ainda preciso aprender a controlar melhor as minhas finanças.
Próximo passo: cartão de crédito! Já adianto que não vou quebrá-lo, a minha meta é apenas usá-lo com mais consciência.
Meu cartão picotado. I REGRET NOTHING.

Deixe um comentário

