Minimalismo na internet – parte II

No post anterior, falei sobre algumas mudanças que eu pretendia fazer em relação ao acesso à internet. O que eu fiz, até agora:
  • Excluí várias contas de e-mail e agora só tenho as mais importantes: minha conta pessoal do Gmail, a conta da PUC e uma conta do Outlook;
  • Dei unfollow em algumas pessoas no Twitter que eu só seguia por educação e outras que estão inativas há tempos;
  • Desfiz amizade com algumas pessoas no Facebook e cancelei as assinaturas dos posts de outras;
  • Editei meus cadastros em lojas online – o login para todas elas agora é meu e-mail padrão;
  • Mudei as senhas da maioria das minhas contas, e criei senhas bem fortes e diferentes dessa vez;
Alguns meses atrás, eu resolvi organizar minha barra de favoritos. Eu uso o Chrome para navegar, e sempre salvava os favoritos direto na barra, ou na pasta “Outros Favoritos”. Só tinha uma pasta separada para gifs. Depois de um tempo, os links estavam tão misturados que eu demorava tempos para achar qualquer coisa, mesmo os links que eram fáceis de identificar pela “figura” que fica ao lado.
Então eu resolvi fazer o óbvio: organizar os favoritos por pastas de conteúdo. Hoje a barra de favoritos do meu navegador tem:
  1. Links dos sites mais acessados: SGA (área do aluno da PUC), Facebook, Twitter e Tumblr;
  2. Receitas: sites e blogs com receitas;
  3. Feminismo: links para blogs feministas e textos em PDF;
  4. Downloads: sites de downloads de filmes/músicas/séries/jogos e links para algum conteúdo específico;
  5. Tumblr: posts no Tumblr que eu preciso acessar eventualmente;
  6. Gifs: links de gifs que uso no Tumblr;
  7. Finanças: internet banking e link para o Minhas Economias. Também tem links para blogs com dicas de economia;
  8. Minimalismo: links para meus blogs preferidos sobre minimalismo;
  9. Engenharia – Projetos: endereços de projetos/componentes que posso precisar no curso;
  10. Outros Favoritos: sites que eu gosto de acessar, mas não se encaixam em nenhuma das categorias acima. Também costumo salvar alguma página para acessar depois, e apago quando não preciso mais.
Depois que fiz essa organização por pastas, a navegação ficou muito melhor, e a barra de favoritos bem mais “limpa” visualmente. Agora eu consigo achar os links facilmente, só não posso ficar acumulando links nas pastas, ou a bagunça toda vai voltar.  

Meu navegador, lindamente organizado. 

Deixe um comentário

