Como eu organizo minhas finanças

Quando eu comecei a estagiar e me mudei para Belo Horizonte, passei a anotar todos os meus gastos em uma planilha mensal. No início foi bem complicado, eu sempre esquecia de anotar uma coisa ou outra, mas com o tempo fui acostumando. Eu também criava gráficos mostrando o saldo de cada mês (e, claro, eu SEMPRE ficava no vermelho e tinha que pedir dinheiro para a minha mãe ou tirar da minha poupança, quando tinha). Três anos depois, meu controle dos gastos evoluiu bastante, e eu até cheguei a passar mais meses “no verde”. 🙂

Este ano eu larguei as planilhas do Excel porque conheci a bênção da minha vida: o  Minhas Economias. Este site é um gerenciador financeiro online, e funciona exatamente como essas planilhas de orçamento que estão por aí na internet, só que melhor! É possível adicionar várias contas, registrar transferências, criar categorias de despesar e receitas, definir um orçamento…

Eu gosto bastante dos gráficos que o site oferece, fica bem fácil entender as movimentações financeiras com eles. Eu também posso registar os meus gastos a qualquer hora, já que o sistema é online. Também baixei o aplicativo para Android, mas não uso muito, porque costuma bagunçar as minhas atualizações no site.

Antes eu guardava todos os recibos de compras que eu fazia, agora eu só registro no Minhas Economias e jogo os papéis fora, exceto os comprovantes de pagamento.

O “Gerenciador de Sonhos” também é legal: meu “sonho” de comprar o Kindle Paperwhite está registrado lá – já tenho 74% do valor total que me propus a guardar.
Este é o meu orçamento anual. Vejam que passei da conta em Janeiro e Abril. :´(
Deixe um comentário

