Organizando meu notebook

Sempre que estou de férias, costumo fazer uma limpeza completa no meu notebook. Durante as aulas, baixo mil arquivos e instalo mil programas que uso uma ou duas vezes para trabalhos e exercícios, e depois só servem para ocupar espaço e memória. Essa limpeza que faço todo semestre evita que o note gaste recursos com arquivos inúteis.
Minhas principais tarefas para a limpeza do notebook são:
  • Remoção de programas desnecessários;
  • Limpeza e desfragmentação de discos;
  • Remoção de arquivos duplicados;
  • Remoção de pastas vazias e atalhos que não funcionam;
Para fazer isso eu utilizo o Glary Utilities, que é uma ferramenta multifuncional de limpeza de computador (e, melhor de tudo, ainda é grátis).  Não preciso ficar procurando tarefas no Windows, é só abrir o programa e selecionar quais ações eu desejo realizar. Em uma ou duas horas, no máximo, eu executo as funções necessárias e meu notebook está novinho em folha. 

Outras coisas que fiz, para diminuir o espaço ocupado no disco rígido, foram:

  • Transferir arquivos para o HD externo: todos os filmes que baixei e já assisti, e sempre que a temporada de uma série que acompanho termina, transfiro os arquivos do note para o HD externo, assim eles não sobrecarregam o computador e eu corro menos risco de perdê-los.
  • Apagar músicas que não ouço: eu tinha músicas de bandas que nem ouço mais, Nickleback incluso – me julguem – que estavam ocupando espaço e ainda me obrigavam a pular a faixa toda vez que ela começava a tocar no Media Player. Apaguei todas.
  • Desinstalar The Sims 3 e outros jogos: fazia tempo que eu não jogava o TS3, principalmente porque demorava demais para carregar… Meu computador é antigo, e poucos jogos rodam bem nele. Apaguei alguns que já tinha zerado, mas deixei o emulador de SNES com alguns jogos, só pela nostalgia (SDDS Street Fighter). 
Além de tudo isso, ordenei as pastas de documentos e de imagens, excluí alguns atalhos da minha área de trabalho e organizei as pastas e arquivos dos meus pen drives. Dá até gosto de ver meu computador tão arrumadinho.
Deixe um comentário

