Organizar a vida em 7 dias – Dia 5

Inspirado nesse post.

Organizando a compra de comida e o preparo semanal das refeições

Como não tenho tempo de cozinhar durante a semana, costumo fazer comida suficiente para 5/6 dias no sábado ou domingo, que vou esquentando e comendo nos outros dias. Sei que não é o ideal (do ponto de vista da saúde), e às vezes é cansativo comer a mesma comida por dias, mas é o que posso fazer por enquanto.

Todo sábado vou ao supermercado e compro comida suficiente para a semana (frutas, verduras, pão, alimentos que acabam rápido). Os alimentos que duram mais, como arroz, feijão,  açúcar, etc, eu compro a cada dois meses ou mais.  Eu gosto de cozinhar, então escolho uma “receita especial” para a semana, geralmente uma sobremesa (adoro fazer bolos e tortas) e compro os ingredientes que preciso para fazê-la.

Um problema que sempre tenho é que não lembro de variar. Chego no supermercado, compro praticamente as mesmas coisas e, quando chego em casa, fico pensando que poderia ter comprado isso ou aquilo. Então, seguindo as dicas da autora do post que linkei acima, decidi fazer uma lista de compras mestra, com todos os alimentos que gosto/costumo comprar. Só não pretendo comprar todos eles semanalmente, é claro! Vou colar a lista na porta da “minha parte” do armário e, quando estiver fazendo a minha lista semanal, além de conferir o que acabou e preciso repor, vou checar a lista mestra e ver se tem algo diferente que gostaria de  comprar também.

Abaixo, o esboço da minha lista:

Lista de compras Mestra

Deixe um comentário

