Organizar a vida em 7 dias – Dia 7

Inspirado nesse post.

Criando um orçamento mensal

Tenho o hábito de registrar todos os meus ganhos e gastos há bastante tempo, como já foi dito aqui. Utilizo o gerenciador financeiro Minhas Economias e registro TODOS os meus gastos, desde a fatura do cartão de crédito a uma bala que eu compro na rua. Não posso dizer que a minha organização é exemplar, mas venho melhorando ao longo dos anos, e o mais importante: consigo gastar menos do que eu ganho a maior parte do tempo.

No início do ano, eu tinha feito um orçamento, definindo valores máximos que eu poderia gastar em diferentes “áreas” (alimentação, transporte, cartão de crédito, etc.), mas não deu muito certo – eu estava ganhando pouco demais para me manter, precisava da ajuda da minha mãe  e sempre ultrapassava o orçamento, mesmo sem comprar supérfluos! Decidi então só economizar o máximo possível, sem definir valores exatos para os meus gastos.

Agora que eu mudei de estágio, e recebo vale-refeição e vale-transporte, a coisa muda um pouco de figura. Pretendo gastar com o transporte apenas o valor que recebo mensalmente do VT, e a mesma decisão vale para o VR. Farei o cálculo desses valores todo mês (já que dependem dos dias trabalhados).

Com o salário, pagarei o cartão de crédito – ainda faltam 5 das 6 parcelas do Kindle, e posso fazer outros gastos, desde que com moderação – e a conta da internet 3G. Não tenho nenhum gasto fixo além desses dois, portanto, do dinheiro que sobrar, 20% serão depositados na poupança (no mínimo), e o resto eu uso como precisar. Se sobrar no fim do mês, ponho mais na poupança!

Acredito que se eu me organizar bem, vou conseguir poupar bastante.

Deixe um comentário

