Resultado do Desafio Um Ano Sem Compras

Já começo admitindo que fracassei.

Iniciei o desafio em 01/02/2013 e, por pelo menos sete meses, resisti bravamente ao impulso de comprar coisas desnecessárias. Em agosto, fiz um post contando como tinha sido o primeiro semestre do desafio e, tirando algumas coisas que precisava realmente, comprei poucos supérfluos. Mas, a partir do final do ano, as coisas começaram a desandar…

Quando chegou dezembro – e com ele as festas de fim de ano – cismei que não tinha roupas adequadas e comprei algumas, além de acessórios, um sapato novo e também coisas para a casa (tive que comprar um filtro novo, e descobri que são caríssimos!). Não cheguei a gastar muito, nem comprei absurdamente – apesar de não precisar, tudo o que eu comprei foi/está sendo utilizado – mas, no fim das contas, fiquei com aquela sensação de culpa… Poderia ter tido mais força de vontade e esperado o fim do desafio.

Apesar de tudo, esse “ano mais ou menos sem compras” foi um grande aprendizado para mim: eu percebi o quanto gastava com coisas inúteis, quantas coisas desnecessárias eu tinha… Felizmente, pude deixar para trás a ideia de que preciso consumir para ser feliz. E são essas as lições que pretendo levar comigo daqui em diante. Não tive sucesso no desafio, mas a experiência valeu a pena.

Deixe um comentário

