Desafio: gastar apenas R$ 250 em comida no mês de Agosto

Nada como um desafio para animar as coisas! 😀

Ontem vi esse post no site Commidas e gostei tanto da ideia que resolvi copiar. Os donos do site propuseram o “DESAFIO R$ 300”: gastar apenas trezentos reais com refeições para duas pessoas durante todo o mês de Agosto.

O principal motivo para eu querer adotar o desafio também é que meus gastos com alimentação andam MUITO altos. Só neste mês de Junho – que ainda não acabou –  gastei R$ 417,23 com alimentação, sendo:

  • R$ 140, 90 com compras no supermercado
  • R$ 157,03 em restaurantes
  • R$ 119,30 em fast-food e lanchinhos

Os gastos com supermercado não estão tão absurdos, meu problema são os gastos com “comer fora”. Agora que fui contratada e estou trabalhando 8h/dia, não posso mais almoçar em casa. Para piorar, não posso trazer marmita para o serviço porque o microondas não funciona mais e – pasmem! – não tem lugar para comer na empresa. Nem copa, nem cozinha, nada. Acabo almoçando em restaurantes próximos ao trabalho mesmo. E como trabalho em um bairro de classe média, a comida costuma ser cara.

Os lanches então, nem se fala! Costumo trazer algo para comer à tarde, biscoitos ou coisas assim, mas às vezes fico com fome e acabo comprando um salgado, um chips ou um chocolate em padarias ou lanchonetes, o que também não sai barato.

Minha intenção, com esse desafio, é diminuir os gastos com alimentação sem comer menos, e consumir alimentos mais saudáveis. Por exemplo:  vou continuar almoçando em restaurantes, mas vou eliminar os refrigerantes que costumo tomar. Vou preparar lanches melhores em casa, para não ficar com fome e ter que recorrer ao “chocolatinho da padaria”, e assim por diante.

Outro fator que preciso observar é que entro de férias no meio do mês: não vou gastar com almoço fora por 15 dias, mas também costumo sair mais quando estou de folga, então vou ter que redobrar a atenção com os gastos neste período.

É isso aí, vamos ver se dou conta!

10 comentários sobre “Desafio: gastar apenas R$ 250 em comida no mês de Agosto

  1. Boa sorte! 🙂

    Alimentação é a coisa mais difícil de cortar pra mim. Eu cresci com minha mãe dizendo que a gente não deve reclamar do dinheiro gasto com comida. Minha sorte é que eu consigo comer em casa e não sou muito de fast food, mas no supermercado, vixe maria!

    Uma dica que eu dou é levar frutas, iogurte e cereais de lanche. Eles são fáceis de comer e guardar e não tão caros como lanchinhos em padarias (e mais saudáveis!).

  2. Que bacana esse desafio, Bárbara! Eu trago a comida pro trabalho mas tambem trago frutas para o intervalo! A ideia de lanches naturais é ótima. Vou acompanhar o desafio!

    Abraços!

  3. Eu acho que você faz “o certo”, Bruna. Confesso que tenho um pouco de preguiça de preparar os lanches de manhã, por isso pego um pacote de biscoito, coloco na mochila e pronto. Mas esse hábito vai ter que acabar logo, hehehe.

  4. é verdade, a gente cresce com várias crenças como não se pode economizar com comida, ficar endividado mas com geladeira cheia e auto indulgências por causa dos sacrifícios que fazemos, muitas vezes isso acaba resultando em desperdícios alimentares e financeiros… desafios são uma nova forma de pensar nossos hábitos!!!

    • Concordo, viu? Contudo, não acho que a gente tem que se privar de comer bem, ou comer o que gostamos só para juntar dinheiro – mas é preciso ter consciência dos gastos. Como você disse, temos que evitar desperdícios financeiros e de comida também!

  5. você pode levar aquelas marmitas que esquentam na tomada, assim mesmo sem microondas da pra comer no serviço, de lanche, frutas ou amendoas, castanhas etc.. vc vai economizar mais com os restaurantes e conseguir atingir seu projeto de gastar menos com comida!.

Deixe um comentário

