Desafio: R$250 de alimentação em Agosto – Considerações finais

Como vocês já sabem, a meta do desafio foi ultrapassada na Semana 3. Durante a última semana de Agosto (dia 24 a 31), gastei um total de  R$ 94, 93 reais com alimentação, divididos em: compras no supermercado/sacolão, gastos com restaurante e fast-food também. O total do meu gasto com comida, portanto, foi de R$ 374,96. Bem mais do que a meta estabelecida, mas menos que em Julho, o que é bom. O total dos gastos com cada setor foi de:

  • R$ 139,49 com compras no supermercado
  • R$  140,12 em restaurantes
  • R$ 95,35 em fast-food e lanches

O que eu aprendi com o desafio:

O que pesa no meu orçamento são duas coisas: comer em restaurantes (por causa do trabalho) e fast-food. Para diminuir o primeiro, só mesmo comprando uma marmita e levando comida de casa, e é isso mesmo o que eu estou pensando em fazer. O segundo gasto tem duas influências principais – uma é a preguiça de cozinhar às vezes, a outra é sair com o namorado, a gente sempre acaba comendo na rua mesmo, o que é difícil evitar. Mas dá para gastar menos, sim.

Uma coisa boa que resultou do desafio foi que eu aboli os refrigerantes na hora do almoço. É mais saudável e mais barato! Também não estou mais comprando lanches para comer à tarde no trabalho (levo de casa), outra economia.

Ainda preciso superar a preguiça de fazer comida e a tentação de parar no McDonald’s/Subway para comprar o “almoço” ou a “janta”.

Espero continuar com o bom trabalho em Setembro! 🙂

6 comentários sobre “Desafio: R$250 de alimentação em Agosto – Considerações finais

  1. Que bacana o seu relato dessa experiência. Eu sempre trago comida de casa… Fica bem mais em conta. Tem o trabalho de cozinhar e tal, mas se você se organizar da pra fazer sim. Tipo, pega o final de semana e faz um cardápio e já deixa tudo planejado, legumes picados… essas coisas. Isso facilita muito a vida!

    Abraço!

  2. O mais legal desse desafio é você saber pra onde EXATAMENTE está o indo o seu dinheiro. Hoje eu sei que gasto mais do que deveria com guloseimas, mas se me perguntar quanto, não saberei te informar. E como se organizar assim?! Acho que vou começar um diário pra saber o que ando fazendo (e comendo!) no meu dia a dia. 🙂

    Vai continuar com o desafio em setembro?

    • Oi Andrea. Eu só sei o quanto eu gasto porque faço uma planilha (uso o gerenciador financeiro online Minhas Economias), e já estou acostumada a anotar todas as compras. E sim, tem que anotar até quando comprar uma balinha de R$ 1, senão as contas não batem!

      Não pretendo continuar com o desafio este mês, talvez eu faça de novo quando já estiver levando o almoço para o trabalho, assim vejo quais serão os novos gastos.

Deixe um comentário

