6 lições para entender que você não precisa ser rico para viajar

Hoje quero recomendar este post do blog Amanda Viaja, que não tem a ver, necessariamente, com minimalismo, mas fala de como definir prioridades, economizar, e até fazer alguns sacrifícios – se viajar é mesmo a sua vontade.

3. Viajar é prioridade. Quem quer viajar de verdade mas não tem muito dinheiro, sabe que com um iPhone 6 dá pra comprar uma passagem internacional pra qualquer lugar do mundo.Você prefere ter o celular ou viajar? São escolhas que precisam ser definidas quando não dá pra ter os dois. E quando viajar é definido como prioridade, é fácil dispensar até as coisas mais baratas. Meu namorado me perguntou por quê não faço um upgrade no meu plano de TV a cabo por “apenas R$30 a mais por mês”. A resposta é simples: porque eu não preciso. Isso não é prioridade.

Confira o texto completo aqui.

2 comentários sobre “6 lições para entender que você não precisa ser rico para viajar

  1. Às vezes, paro de ler textos desse tipo pela metade porque não condizem com a minha realidade. Quero dizer, escolher entre iPhone 6 e viajar?! Eu não tenho dinheiro pra comprar nem o mais barato dessa marca. Plano de tv a cabo? Nem tenho tv!

    Entendo o ponto de vista de quem escreve (apesar de não ter lido texto completo), mas creio que uma boa parte das pessoas não possam fazer essa escolha simplesmente porque as duas alternativas estão fora de cogitação. Lembro de um comentário num post sobre economia que dizia que era fácil sim economizar, era só a pessoa viver com dois salários mínimos e guardar o resto. Gente, eu não ganho 2 salários e, depois dos descontos, fica bem perto de 1! Como “guardar o resto”?

    Acredito sim que dê pra economizar, cortar os supérfluos, mas acho fora da realidade isso de “claro que dá pra viajar, é só fazer XYZ”.

    Desculpa o desabafo. 😄

  2. Andrea, eu concordo com você, viu? Eu sei que é bem difícil economizar dependendo do quanto você ganha, e nem existe “receita de bolo” da economia, mas eu gostei do texto porque é uma coisa bem real as pessoas reclamarem que não tem dinheiro para viajar (ou para fazer outra coisa), mas gastarem com supérfluos.

    Na minha casa, por exemplo, sempre foi assim. Minha mãe é professora e nunca ganhou fortunas, reclamava de não poder poupar, viajar… Mas vivia sempre endividada, gastando com roupas (para a família toda) e coisas para a casa! Não digo que ela poderia ter viajado o mundo se economizasse, afinal, ela precisava sustentar dois filhos sozinha, mas se nós todos tivéssemos mais consciência financeira, poderíamos ter vivido melhor e até feito umas viagens às vezes.

    Só depois de quase dois anos trabalhando e morando longe da família foi que aprendi a economizar e lidar melhor com o dinheiro, e olha que não sou nenhuma expert…

    E eu também não tenho Iphone nem TV a cabo, hahahaha.

Deixe um comentário

