Medidas para economizar mais

De tempos em tempos eu avalio as minhas finanças, vejo onde estou gastando mais e tento cortar as despesas onde posso. Ultimamente, adotei as seguintes medidas para tentar gastar menos:

Levar comida para o trabalho: Comprei uma marmita e estou levando o almoço para o trabalho, ao invés de comer em restaurantes.  Tenho que comer na escada de incêndio mesmo, mas é tranquilo e, além disso, é de graça né? No final do mês eu vou calcular a economia que estou fazendo, e faço um post sobre isso.

Pegar menos ônibus: Eu moro bem longe do meu trabalho. Quando eu ainda estudava, para não chegar tarde, eu pegava dois ônibus, ou metrô e um ônibus para chegar lá a tempo. Agora que estou com um horário mais folgado, pego apenas o metrô e da estação vou andando até a empresa (é perto, uns 15 min de caminhada). Na volta também vou andando até o ponto de ônibus. Pensei em voltar de metrô para casa, mas é mais cansativo – eu teria que andar da estação até a minha casa, enquanto o ônibus para praticamente na porta.

Aderir ao pacote de serviços essenciais no banco: A minha conta corrente é do tipo universitária. Desde quando eu a criei, o Banco do Brasil me cobrava R$ 3,80 (recentemente aumentou para R$4,00) como taxa do pacote de serviços. No meio do ano, descobri que existem os “serviços essenciais”, que todo banco deve fornecer de graça para quem tem conta corrente (mais informações no site do Banco Central, item 2). É claro que os bancos não divulgam isso, né? Então, depois de 4 anos de conta, cancelei o pacote de serviços que eu tinha para ficar somente com o essencial. Acredito que a partir desse mês o banco não irá me cobrar mais nada. Triste é ter descoberto isso só agora. :/

 Estou contando que vou fazer uma boa economia com essas três medidas que adotei. Se alguma leitora ou leitor do blog tiver mais dicas, por favor compartilhe, quero novas ideias!

8 comentários sobre “Medidas para economizar mais

  1. Opa, quero só ver o balanço no final do mês, se a economia valeu a pena (falo dos itens 1 e 2).

    Eu trabalho perto de casa e almoço quando volto, então não conseguiria economizar nesses dois, mas o terceiro me tocou o sininho que eu ando pagando um seguro à toa. Me venderam falaram no banco que era conjunto com meu pacote de serviços e blábláblá e só há pouco tempo descobri que não tenho pacote nenhum, uso os serviços essenciais. Achei um absurdo e uma má fé danada!!! Já tentei cancelar uma vez, mas me enrolaram. Agora, vou voltar lá de novo e, se não cancelarem, vou denunciar no Banco Central.

    • Realmente é absurdo o que essas empresas fazem – não só bancos, mas empresas que prestam serviços sempre cobram uma coisa ou outra que a gente não pediu… Lembro que minha mãe passou anos pagando dois serviços completamente desnecessários na conta de telefone/internet. Só parou de pagar depois que eu achei por acaso um post num blog de telecom que dizia que os serviços eram opcionais! É muita má fé mesmo.

      • Não sei se pelo fato de estarem voltando da greve e os bancos estarem cheios, mas consegui cancelar o seguro de primeira, sem nenhuma dificuldade. Nem tentaram me convencer! :O

        Sim, telefonia é a pior! E você liga pra alterar e eles querem mudar seu plano e lá vem mais fidelidade…

      • Vou fazer diarinho nesse post, hahah: acabei de descobrir que o banco me cobrou a 2ª via dos meus cartões, sendo que eu fui lá ontem e mostrei pra quem me atendeu que ele estava vencido!!! Não dá mesmo pra ficar feliz com esse povo.

Deixe um comentário

