Organizando documentos e outros arquivos eletrônicos

Eu comecei a usar o Dropbox para armazenar arquivos ainda na faculdade. No início, eu só guardava arquivos relacionados ao curso, depois passei a armazenar quase todos os meus arquivos na nuvem.

Gosto de guardar arquivos na nuvem por dois motivos principais: a facilidade de acesso e a chance remota de perder dados. Eu já perdi dois HD’s de computadores diferentes, foi desesperador. Com os arquivos na nuvem, a possibilidade de isso acontecer é mínima.

Outra vantagem é que não preciso ocupar espaço no HD do meu computador, mesmo que hoje em dia espaço em disco não seja um problema – o HD do meu notebook tem capacidade de 1Tb, acho que não cheguei a usar nem metade dele.

Quanto à segurança, eu acredito que meus arquivos estejam protegidos os suficiente. Até porque, não guardo nada que contenha informações muito importantes (os principais documentos que tenho são faturas e comprovantes de pagamento), nem fotos comprometedoras. 😀   É claro que existe um risco de quebra de segurança, mas acredito que seja pequeno no meu caso (ou será que um hacker consegue pegar meus dados bancários e limpar minha conta só com as faturas? Pergunta sincera, quero saber se isso é possível).

Eu divido a minha pasta do Dropbox em subpastas, cada uma representando uma categoria. As principais são:

  • Documentos importantes: guardo os boletos e cópias de documentos aqui. Está subdividida em categorias, por exemplo: “documentos pessoais”, “documentos bancários”, etc.
  • Fotos: armazeno as minhas fotos, separadas por ano e por evento ou ocasião. Depois faço um post detalhando isso.
  • Engenharia: guardava os arquivos do semestre que estava cursando, separados por matéria. Com o fim do curso, preciso transferir os arquivos dela para o computador, e excluí-la.
  • Francês UFMG: armazeno tudo relacionado com o curso, desde o contrato até os exercícios semanais.

Quando preciso acessar um arquivo rapidamente, coloco na pasta raiz, e depois de utilizar eu excluo, para não desorganizar.

Para mim esse sistema de armazenamento na nuvem funciona muito bem. A única coisa ruim é para guardar as fotos: posto no Facebook e nunca lembro de salvar no Dropbox, e morro de preguiça de fazer isso depois. Preciso melhorar isso.

Alguém aí usa armazenamento na nuvem também? Tem dicas/sugestões? Comentem!

7 comentários sobre “Organizando documentos e outros arquivos eletrônicos

  1. Confesso que ainda tenho receio de usar armazenamento nas nuvens. Acho mais fácil dar bug no servidores do que meu HD pifar. Fora que eu dependeria da internet pra acessar meus arquivos e imagina se eu preciso de algo justamente quando minha internet cai? Também posso precisar deles quando meu notebook estiver sem bateria e a energia tiver acabado, posso ficar sem o cabo do HD externo (já aconteceu). Aliás, N motivos podem me impedir de acessar um arquivo, mas continuo achando sites como Dropbox dispensáveis no meu atual momento de vida. (Resumindo: tenho medo, minha fia. :D)

    • Eu te entendo, Andrea. Para mim a opção é boa porque acesso computadores diferentes ao longo do dia (do serviço e de casa, e até semestre passado os da faculdade também!), e nem sempre estou com meu pendrive por perto, ou esqueço de guardar as coisas nele, aí já viu, né? O ideal mesmo é ter backups em vários lugares.

  2. Proponho um estudo de quanto se pode economizar sendo um minimalista. Poderiam ser definidas algumas premissas de comportamento em relação ao consumo de 2 pessoas: 1 minimalista e 1 não minimalista. Então se faria o comparativo numa perspectiva anual. O que acha?

Deixe um comentário

