Natal chegando, e nada de presentes

A iminência do Natal e esse texto no Zen Habits me inspiraram a escrever este post. Eu não tenho o costume de dar presentes – a não ser que seja uma ocasião bem específica, tipo um aniversário com festa. Em datas comemorativas como Natal, Páscoa, etc. , eu não compro nada.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que nunca tive este costume. Quando era criança, eu só ganhava presentes, depois que comecei a trabalhar, o dinheiro que recebia como estagiária mal dava para me sustentar, que dirá comprar coisas para os outros! Agora fui contratada e ganho mais, mas ter alugado um apartamento para morar sozinha não me permite gastar dinheiro com nada além do absolutamente necessário.

Inclusive, eu e meu namorado também combinamos de não trocar presentes nas datas comemorativas (tipo Dia dos Namorados e as outras), só nos aniversários mesmo. Eu acho ótimo, assim evitamos gastos supérfluos.

Não vou mentir e falar que não gosto de ganhar presentes, ou agradar as pessoas que eu gosto, mas acho que hoje em dia existe quase uma obrigação de presentear em todas as ocasiões possíveis. Aqui caberia uma discussão sobre o consumismo na sociedade, mas isso seria irrelevante para o post. Só estou esclarecendo a minha visão sobre o assunto.

Portanto, neste Natal (e provavelmente em alguns próximos) vou seguir os conselhos do Leo Babauta e “me incluir fora” da troca de presentes. 🙂

5 comentários sobre “Natal chegando, e nada de presentes

  1. Ótima ideia! Em casa eu já tinha combinado isso com o pessoal mas com o namorado acabei trocando e participando de alguns amigos secretos. Porém, para os amigos próximos pretendo escrever uma carta e dar um chocolatinho junto! Gosto da ideia de escrever uma carta, pois da a impressão da proximidade, de dispensar um tempo pra deixar o coração falar! 🙂

    Beijos!

  2. Que legal teu blog e chegar logo nesse post! Uma amiga próxima me disse esses dias que meu estilo de vida é muito “minimalista”. Por conta disso resolvi procurar na internet mais sobre o assunto e ver se me identifico com esse estilo de vida e não é que me encaixo mesmo? No natal também não gosto de dar presentes, pelo menos não materiais, eu dou alguma experiência. Por exemplo, neste natal, eu e meu marido daremos de presente aos nossos familiares, um jantar em um castelo. Eles não estão sabendo ainda, será surpresa. Será para nossos pais, irmãos e avós. Para meus dois filhos, darei o que pediram para o “papai noel”, eles têm 1 e 3 anos e pediram uma lupa para poder ver os bichinhos do chão mais de pertinho. Presente inegável, né? Já para minhas colegas de yoga, darei um bolinho francês feito por mim chamado financier e alguns escritos. Gostei muito do teu blog e me identifiquei em várias coisas! Eu não tenho blog, só instagram, caso queria conhecer é @crishfc 🙂 Abraço!

  3. Que legal teu blog e chegar logo nesse post! Uma amiga próxima me disse esses dias que meu estilo de vida é muito “minimalista”. Por conta disso resolvi procurar na internet mais sobre o assunto e ver se me identifico com esse estilo de vida e não é que me encaixo mesmo? No natal também não gosto de dar presentes, pelo menos não materiais, eu dou alguma experiência. Por exemplo, neste natal, eu e meu marido daremos de presente aos nossos familiares, um jantar em um castelo. Eles não estão sabendo ainda, será surpresa. Será para nossos pais, irmãos e avós. Para meus dois filhos, darei o que pediram para o “papai noel”, eles têm 1 e 3 anos e pediram uma lupa para poder ver os bichinhos do chão mais de pertinho. Presente inegável, né? Já para minhas colegas de yoga, darei um bolinho francês feito por mim chamado financier e alguns escritos. Gostei muito do teu blog e me identifiquei em várias coisas! Eu não tenho blog, só instagram, caso queria conhecer é @crishfc 🙂 Abraço!

    • Oi Cris, obrigada pelo comentário! Essa ideia de dar experiências ao invés de presentes é ótima mesmo. E jantar num castelo é muito chique, adorei! Aposto que a sua família vai se divertir muito. 🙂

Deixe um comentário

