Cronograma de limpeza da casa

Ainda estou tentando me adaptar ao apartamento novo, e uma das coisas que senti falta logo depois da mudança foi a rotina de limpeza. Na última república em que morei, cada uma das moradoras ficava responsável pela limpeza completa da casa durante uma semana, e assim íamos revezando. Costumávamos arrumar tudo apenas nos fins de semana, já que durante a semana não havia muito tempo (por causa de trabalho, faculdade, etc).

Nas primeiras semanas morando sozinha eu até tentei fazer a limpeza desta maneira, mas não deu certo – fica muita sujeira acumulada, muitas tarefas, eu acabava ou não descansando bem no fim de semana, ou deixando a limpeza para depois por causa da preguiça. E às vezes eu vou para a casa do namorado no sábado ou domingo, o que acaba adiando a arrumação da casa.

Por causa disso, resolvi fazer um cronograma para distribuir as tarefas. Eu segui as dicas deste post no Vida Organizada, e estabeleci que devo limpar apenas um cômodo a cada dia da semana, menos na quinta-feira, que deixei como dia livre.

No prédio onde moro, o lixo é recolhido às segundas, quartas e sextas, mas como não produzo tanto lixo, decidi esvaziar as lixeiras apenas duas vezes por semana.

cronograma

(Clique para aumentar a imagem)

Eu escolhi deixar as tarefas mais pesadas para o fim de semana porque é quando passo mais tempo em casa. Também faço compras no sábado ou no domingo.

O bom dessa divisão de tarefas é que, se eu não conseguir realizar as de algum dia, eu posso fazer em outro, ou no dia livre, que não fica cansativo. Seguindo o cronograma direitinho, a casa fica arrumada a semana toda.

Observação: nesse cronograma eu só listei as tarefas básicas. Ainda preciso planejar como e quando farei uma faxina em cada cômodo, afinal, uma limpeza mais pesada é necessária de vez em quando, né? Mas isso é assunto para outro post.

Um comentário sobre “Cronograma de limpeza da casa

Deixe um comentário

