Balanço das finanças em 2014

Financeiramente, 2014 foi o meu melhor ano, desde que comecei a trabalhar. Aprendi com os meus erros anteriores, passei a poupar mais e comprar menos. Ainda que eu tenha tido umas “escorregadas” de vez em quando (errar é humano, uai :D), eu consegui manter meu orçamento bem equilibrado.

Assim como em 2013, eu ultrapassei o valor do orçamento mensal apenas três vezes: em Abril, em Julho e em Dezembro. Os gastos de Abril foram por causa da minha viagem a São Paulo, os de Julho foram com coisas que comprei para a casa, e os Dezembro foram com a mudança e tudo o mais que tive que comprar para o apartamento.

É importante lembrar que não me endividei em nenhum desses meses. Todos os gastos a mais, princialmente os gastos com a mudança, foram debitados da minha poupança, que fiz especialmente para este fim. Já estava guardando dinheiro para morar sozinha desde o começo de 2013 – no início a quantia que conseguia poupar por mês era muito baixa, por causa do meu salário de estagiária, mas depois que fui contatada pude poupar metade do meu salário todo mês! Foi por pouco tempo (6 meses apenas), mas isso me garantiu uma quantia boa para alugar o apartamento e comprar os móveis e eletrodomésticos essenciais sem fazer dívidas.

É claro que a minha poupança ficou zerada depois da mudança e das compras. Isso já era esperado, mas deu uma tristeza, viu? Como já disse no post de resoluções ano-novo, agora preciso economizar bastante e refazer minha poupança. Tenho novos objetivos financeiros para 2015, mas isso é assunto para outro post.

Abaixo, o gráfico do meu orçamento de 2014, gerado no Minhas Economias.

Gráfico do meu orçamento de 2014 – Receitas X Despesas

Gráfico do meu orçamento de 2014 – Receitas X Despesas

2 comentários sobre “Balanço das finanças em 2014

Deixe um comentário

