Minha rotina de lavanderia

Já contei que meu apartamento não tem área de serviço, e este é um problema que ainda estou tentando contornar.

Como não seria possível instalar um varal (não tem espaço!), comprei uma máquina lava-e-seca, para não precisar pendurar as roupas – o problema é que esse tipo de máquina demora muito para secar completamente as roupas, o que resulta num gasto e tanto de energia elétrica.

Para economizar, adotei a seguinte estratégia: a cada semana, lavo um tipo de roupa. Explico: sábado passado eu lavei apenas as roupas de cama, toalhas e panos de cozinha. As roupas “de vestir” e roupas íntimas que usei na semana passada ficaram no cesto e vou juntar com as peças que eu usar nesta semana para lavar tudo de uma vez no próximo sábado. As roupas “da casa” que eu trocar nesse fim de semana ficarão no cesto, para eu lavar na outra semana, e assim por diante.

Resumindo: a cada semana eu lavo um tipo de roupa, com quantidade acumulada de duas semanas.

O único problema até agora são as roupas íntimas – percebi que tenho o suficiente apenas para 2 semanas sem lavar nada! Ainda não fiquei sem nada para usar, mas para evitar esse tipo de problema, vou passar a lavar as lingeries toda semana mesmo, junto com as outras roupas.

Ainda estou tentando acertar o tempo de secagem das roupas também. Por serem feitas de um material que seca fácil (50% algodão, 50% poliéster), as roupas de cama estão secas após 30 min. Já as toalhas demoram mais, então faço o seguinte: coloco as peças para secar num ciclo de 30 min —> quando o ciclo acaba, retiro as peças secas da máquina —> inicio mais um ciclo de 30 min, com as roupas que estavam “meio molhadas” e mais outras. As roupas de vestir demoram ainda mais: preciso de deixar pelo menos 1h secando, separando os jeans de camisas, etc. Depois de todo esse processo, se ainda sobrar alguma roupa não-totalmente-seca, eu abro ela em cima da máquina e deixo lá, tomando um ar. Quem não tem cão… 😀

Por enquanto, esse esquema tem funcionado, mas vou tentar melhorá-lo, para economizar tempo e energia elétrica.

8 comentários sobre “Minha rotina de lavanderia

  1. Olá cheguei aqui por acaso, será que vc não teria espaço para um varal daqueles de abrir (varal de chão)? Poderia deixar as roupas secando de noite, no meio da sala por exemplo… daí vc economizaria eletricidade, não sei se funcionaria, só uma idéia. Legal seu blog!

  2. Olá Bárbara! Conheci seu blog no mês passado e agora viciei…rsrsrs…estou lendo vários posts antigos…muito bacana suas experiências e eu também estou tentando levar uma vida mais simples. Estou cheia de tralhas em casa que preciso “destralhar”.
    Publica mais posts pra nós! Bjssss =)

  3. Olha,com relação às roupas,meu ap é mto pequenininho tbm,tente pendurar em cabides e colocar no varão do box,não fica desorganizado e funciona,claro que não pra um numero gigante de roupas,no seu banheiro não cabe um varal de teto?
    Beijos e obrigada pelo blog 😀

    • Oi Ana. O problema do meu banheiro é que, além de pequeno, o teto dele é muito baixo e a janela, minúscula. Então não tem como eu colocar um varal de teto . Aqui as roupas ficariam muito abafadas, eu deixo a toalha de banho secando no varão do box e demora um tempinho razoável… Costumava deixar calcinhas e sutiãs também, mas demorava muito para secar, fiquei até com medo de mofarem. O banheiro aqui não ajuda com as roupas mesmo! :/

Deixe um comentário

