Minha tabela de parcelas

Atualização: modelo da tabela disponível para download, no fim do post.

Já comentei que não sou a maior fã de fazer compras parceladas no cartão de crédito, mas depois da mudança esse recurso tem sido válido. Entretanto, é fácil ficar perdida com as parcelas das compras (principalmente se forem muitas), então adotei um método que chamo de “tabela das parcelas”.

É bem simples: criei uma tabela no Excel listando o valor das parcelas de cada compra que fiz por mês. A partir daí, vou adicionando eventuais compras ao longo do semestre, e ajustando a soma do Excel depois que pago uma fatura. Assim, sempre sei quando termina o pagamento de cada compra, e consigo calcular facilmente o quanto estou devendo e o valor estimado da fatura do próximo mês (caso eu não faça outras compras com o cartão).

Também coloquei nessa tabela outras parcelas que pago que não são do cartão de crédito, como a mensalidade do curso de francês. Abaixo, um print da tabela:

parc

Como estarei “endividada” no cartão até Abril, tenho evitado comprar no crédito. Ainda preciso de algumas coisas para a casa, mas estou  tentando adquirir apenas o que é possível pagar à vista, com o dinheiro que sobra no mês. Aos poucos vou conseguindo!

Atualização:

Atendendo ao pedido de uma leitora, vou disponibilizar um modelo do arquivo que uso. Coloquei algumas entradas de exemplo, mas quem quiser usar é só apagar. Para inserir uma nova compra, é só adicionar uma linha na tabela. O campo “Total a pagar” mostra o valor de todas as parcelas – se você quiser exibir apenas os valores que não foram pagos, é só alterar a fórmula da soma. E para marcar o que foi pago, só é preciso mudar a cor da célula com a respectiva parcela para verde. Espero que ajude! Para baixar, clique no link abaixo:

parcelas

9 comentários sobre “Minha tabela de parcelas

  1. Eu adicionei uma planilha de parcelas no meu arquivo em Excel também…no meu controle financeiro…rsrsrs…mas, depois da coluna do nome da loja, como 2ª coluna, coloquei a “descrição” do gasto, por exemplo, se é roupa, móveis ou eletrônico e etc, para eu “lembrar” o que foi comprado…rsrsrs…Bjsss

Deixe um comentário

