30 Dias de Minimalismo – Semana 1

E assim foi a minha primeira semana do Desafio 30 Dias de Minimalismo:

01/03 – Fique offline por um dia

Sem dúvida, esse foi o dia mais difícil do desafio! Eu sou do tipo de pessoa que fica online o dia todo, tanto no computador quanto no celular, só desconecto na hora de dormir. Confesso que não fiquei 100% offline, deixei a wi-fi do celular ligada para poder usar o Whatsapp, já que esse é o único meio de comunicação que uso com algumas pessoas (meu namorado, por exemplo). Mas nada de mensagens à toa ou de chat de grupos. Também não mexi em nenhuma rede social, nem usei apps que precisavam de internet para acessar.

Acho que só não foi mais difícil porque fui à formatura de uma amiga nesse dia, depois saímos para comemorar, então quase não fiquei em casa… Mas no tempo que fiquei, precisei inventar mil coisas para fazer só para não usar a internet. Foi complicado.

02/03 – Medite por 15 minutos

Eu nunca tinha tentado meditar antes, então a primeira coisa que fiz foi procurar na internet “como meditar”. Achei umas dicas para iniciantes e resolvi usá-las. Sentei na minha cama na posição de lótus, ajustei o cronômetro do celular para 15 minutos, fechei os olhos e comecei.

Eu tentei me concentrar na minha respiração, mas admito que foi bem difícil. O barulho da rua me atrapalhou um pouco, e vários pensamentos aleatórios passaram pela minha cabeça. Além disso, me deu muito sono depois de um tempo! Eu consegui meditar (na medida do possível) por 15 minutos, até achei que o tempo passou rápido, mas é cansativo. Não acho que vou adotar esse hábito na minha vida.

03/03 – Destralhe sua vida digital

Fiz um trabalho bom nesse dia! Para começar, eu organizei os arquivos e pastas no notebook, desinstalei programas desnecessários, deletei alguns atalhos da área de trabalho e organizei os favoritos do navegador, além de deletar os cookies e definir quais senhas ele pode salvar.

Aproveitei para fazer uma “limpa” nas redes sociais também: comecei excluindo a minha conta do Instagram (essa do blog), porque eu raramente a usava e acabava postando mais fotos aqui do que lá, não tinha necessidade de manter a conta. Depois eu deletei todos os álbuns do meu Facebook, só deixei as fotos avulsas. Eu tinha vários álbuns com muitas fotos, mas de uns tempos para cá comecei a achar que eles eram muita exposição. A partir de agora, vou apenas salvar as fotografias que tiro no Dropbox e postar uma ou outra que me agradar mais, quando for a ocasião.

Eu também organizei as tags e as categorias do blog. Excluí as repetidas ou as que tinham poucos posts relacionados, e deixei as mais abrangentes. Pretendo melhorar a organização do Meu Diário Minimalista, mas preciso definir exatamente o que fazer.

04/03 – Passe o dia inteiro sem reclamar

Eu realmente tentei – e até estava conseguindo, mas à noite, quando eu precisei baixar um arquivo que demorou quase 1h de download e a internet caiu, não aguentei e xinguei até a 5ª geração de todos os funcionários da NET.

05/03 – Identifique de 3 a 6 prioridades na sua vida

Pensei bastante, e identifiquei as três prioridades na minha vida no momento:

  1. Meu bem-estar: esse tópico se refere tanto à minha saúde como meu bem-estar pessoal (não sei como definir – felicidade?). Ser mais saudável, aprender mais, fazer o que gosto, sair com as pessoas que gosto… Enfim, aproveitar o que me faz bem.
  2. Minha casa: quero transformar a minha casa em um lar mesmo, com tudo o que eu gosto, um lugar que seja aconchegante e que eu possa me sentir bem.
  3. Segurança financeira: administrar melhor meu dinheiro, fazer uma reserva para emergências e também ter uma certa quantia guardada para compras/viagens e outros projetos futuros etc. Acho importante começar agora.

06/03 – Siga um ritual matinal

Eu já costumo seguir uma rotina matinal bem simples, não chamaria de “ritual” mas é a seguinte:

  • Acordo
  • Coloco a água do chá para ferver
  • Me visto
  • Depois que a água ferve, deixo o chá esfriando um pouco
  • Arrumo a cama
  • Tomo o café da manhã
  • Lavo a louça suja do café
  • Me arrumo e saio para o trabalho

07/03 – Organize sua lista de leitura

Essa tarefa foi bem fácil. Já tinha excluído alguns favoritos no dia 03, então não precisei fazer isso. Apenas dei uma segunda olhada na minha lista de favoritos no navegador (vi que queria manter todos) e nos blogs que sigo no WordPress (também não excluí nenhum). Além disso, coloquei mais livros no Kindle – faz tempo que não leio nenhum livo, hora de recomeçar!

2 comentários sobre “30 Dias de Minimalismo – Semana 1

  1. Olá Bárbara,
    Que bom que você está conseguindo cumprir o desafio. Eu também estou tentando…hehehe
    Minha semana foi assim:
    01/03 – Fique offline por um dia: não consegui pois estou fazendo uns trabalhos on-line.
    02/03 – Medite por 15 minutos: minha meditação é diferente, pois sou evangélica e então digo que eu “medito na Palavra”. Faço assim: separo uns 15 minutos, faço uma oração, leio alguma passagem na Bíblia e reflito sobre o assunto lido e depois faço outra oração. Essa é a minha meditação de todos os dias pela manhã! Me sinto muito bem! =)
    03/03 – Destralhe sua vida digital: fiz em partes, pois tenho muito a destralhar…mas já dei o primeiro passo e destralhei bastante coisas. Mas, está em andamento….rsrsrs
    04/03 – Passe o dia inteiro sem reclamar: ok! Essa pra mim foi fácil fácil…rsrsrs
    05/03 – Identifique de 3 a 6 prioridades na sua vida: eu já havia definido minhas prioridades quando montei minha lista de metas para o ano, que também inclui cuidados com a saúde/bem-estar, vida financeira, vida espiritual, vida familiar e vida profissional. Então, apenas revi.
    06/03 – Siga um ritual matinal: ok! Já sigo uma rotina matinal, pois senão, não funciono…afinal, não é fácil levantar as 5h da matina…hehehe
    07/03 – Organize sua lista de leitura: também já tinha uma lista de leitura, pois tenho uma meta de ler pelo menos 1 livro por mês…tem dado certo! =)
    Continuarei acompanhando o desafio, pois estou adorandoooo! Bjsss!!! #superanimada!!!

    • Oi Yasmin, obrigada pelo comentário. Que bom que você também está conseguindo na maioria dos dias, é legal saber das experiências de outras pessoas com o desafio! Boa sorte aí! 🙂

Deixe um comentário

