30 Dias de Minimalismo – Semana 4

Chegando à reta final do Desafio 30 Dias de Minimalismo:

22/03 – Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir

Não completei a tarefa – na verdade, até esqueci dela. Meu namorado dormiu na minha casa nesse dia, e e quando ele está lá a gente costuma dormir mais tarde. Mas eu realmente estou sentindo falta de uma rotina noturna, ando dormindo bem tarde, geralmente fico no computador… Isso está atrapalhando a qualidade do meu sono. Preciso mesmo mudar meus hábitos.

23/03 – Saia sem maquiagem

A tarefa de hoje não poderia ter sido mais fácil, visto que eu nunca saio COM maquiagem! 😀

24/03 – Pratique gratidão

Quando penso em gratidão, no sentido da tarefa, não penso em agradecer a um “ser superior”. Como não sou religiosa, isso não faz sentido para mim. Entretanto, ao olhar ao redor, é impossível não perceber que tenho privilégios e oportunidades que muitas outras pessoas não tem. Para mim,  gratidão é perceber estes privilégios e dar a devida importância a eles. Dito isto, sou grata por:

  • Ter pessoas na minha vida que gostam de mim e me apoiam (ainda que poucas)
  • Ter uma mãe que se esforçou para me dar as melhores condições de vida possíveis
  • Ter tido a oportunidade de estudar e concluir a faculdade
  • Trabalhar e ganhar o suficiente para me manter sozinha com um certo conforto
  • Ter uma certa liberdade de ir e vir de acordo com a minha vontade (sempre lembrando que, por ser mulher, preciso lidar com condições hostis diariamente)

Um adendo importante: só porque algumas situações poderiam ser piores não significa que preciso aceitar tudo como é e agradecer (exemplo que já ouvi: “Fique feliz por não ter nascido mulher no Oriente Médio, senão você veria o que é machismo de verdade”). Enquanto houver coisas ruins que possam ser mudadas, eu acredito que devemos lutar para melhorá-las sim.

25/03 – Não planeje nada para este dia

Não costumo planejar muito o que vou fazer em um determinado dia, então a tarefa foi fácil. Apenas mantive os compromissos que já estavam marcados.

26/03 – Identifique o que te causa stress

Acho que as coisas que me causam stress são as mesmas que deixam a maioria das pessoas nervosa:

  • Trabalho
  • Falta de dinheiro
  • Falta de tempo
  • Problemas na casa

Infelizmente, é praticamente impossível fugir delas. 😦

 27/03 – Limpe a sua “gaveta da bagunça”

A gaveta da bagunça

A gaveta da bagunça

Minha “gaveta da bagunça” é a primeira gaveta d minha escrivaninha, e nem é tão bagunçada assim, como mostra a foto. Mas é a que tem mais itens sem relação guardados juntos. Agora que finalmente tenho um criado-mudo, passei o tablet, os fones e os cabos para lá. Só que ainda preciso arranjar um lugar melhor para guardar os anúncios de delivery de comida. 🙂

28/03 – Abandone uma meta

Eu decidi não realizar essa tarefa, por dois motivos: não tenho tantas metas para cumprir, e todas as que eu estabeleci são importantes para mim. Então, ficamos como estamos.

3 comentários sobre “30 Dias de Minimalismo – Semana 4

  1. Olá Bárbara! Tudo bem com você?

    Minha semana de desafio foi assim:

    22/03 – Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir: eu já tenho mais ou menos uma rotina estabelecida para dormir, mais ainda preciso melhorá-la…principalmente a questão do horário (também preciso dormir mais cedo)…

    23/03 – Saia sem maquiagem: Ok mais foi difícil! Pois, no dia-a-dia sempre passo pelo menos um corretivo, lápis marrom nos olhos e rímel…mas nesse dia dispensei…adorooo maquiagem!!! =)

    24/03 – Pratique gratidão: Ok! Gratidão para mim é sermos gratos pelas coisas boas que nos acontecem, pelos privilégios, pela vida e etc… Eu como sou cristã, claro que agradeço diariamente a Deus por tudo… Um dia desses vi na internet uma meninas falarem sobre um caderninho da gratidão. Você já ouviu falar? Basicamente é um caderno/diário onde você registra esses momentos de gratidão, para quando você estiver para baixo, poder lê-lo e lembrar das coisas boas que já aconteceu…para se animar/motivar de alguma maneira. Parece legal!

    25/03 – Não planeje nada para este dia: Ok! Mantive apenas a rotina!

    26/03 – Identifique o que te causa stress: As minhas causas de stress são as mesmas que as suas…acredito que é geral mesmo! hehehe

    27/03 – Limpe a sua “gaveta da bagunça”: Ok! Nesse dia limpei a minha gaveta de bagunça do trabalho…agora preciso limpar a da minha mesinha do computador de casa…hehehe

    28/03 – Abandone uma meta: Teve uma meta desse ano que decidi “adiá-la” e não abandoná-la…apenas por questões de prioridades no momento.

    Boa semana para nós! Bjssss

    • Oi, Yasmin!

      Sobre o caderninho da gratidão, não tinha ouvido falar, mas conheço um método parecido: sempre que acontecer uma coisa boa na sua vida, você escreve num papel e coloca em um pote… É tipo um “pote/cofrinho da gratidão” :D. No final do ano você abre e lê tudo o que te fez feliz nesse tempo. Parece ser divertido mas eu confesso que me dá uma preguicinha…

      Boa semana!

Deixe um comentário

