A regra do “um-entra-um-sai”

Acho que já mencionei que sigo esta regra em alguns posts, mas nunca falei especificamente sobre ela.

A regra “um-entra-um-sai” (ou “one-in-one-out”, em inglês) é bem popular em blogs sobre minimalismo e também bastante simples: toda vez que você compra algo, deve se desfazer de um item equivalente. Isto serve para tudo – roupas, sapatos, panelas, coisas para a casa… Comecei a aplicar a regra no meu projeto de guarda-roupa minimalista. É possível ler mais sobre o método aqui.

Minha última substituição foi de uma bolsa. Falei que comprei uma nova no último post, minha bolsa antiga estava beeeem acabada… Então, seguindo a regra: bolsa antiga sai, bolsa nova entra!

Bolsa antiga à esquerda, nova à direita

Bolsa antiga à esquerda, nova à direita

O que eu mais gosto nesse método é que ele ajuda a impedir compras desnecessárias. Por exemplo: se vejo um sapato em uma loja, além de analisar se realmente preciso, eu penso: “tem outro par em casa que quero me desfazer para comprar este?”. Se a resposta é não, nada de sapato!

Observação: Eu decretei o fim do projeto “Guarda-Roupa Minimalista”, mas depois vi que existia um porém – durante a minha renovação do armário, eu não comprei sapatos nem outros acessórios, pois já tinha todos os modelos/quantidades que me propus na lista. Só que agora vejo que alguns itens estão bem gastos e não vão aguentar muito mais tempo de uso (caso da bolsa que mostrei, e duas sapatilhas), então vou substituindo o que for necessário. Também estou pensando em reduzir o número de sapatos que possuo. Aguardem novos posts!

Um comentário sobre “A regra do “um-entra-um-sai”

  1. Olá Bárbara! Adorei o post! Já aplico essa regra para o meu guarda-roupa…porém, preciso aprender a aplicar isso para todo o restante da casa…hehehe…
    Que bom que terá mais posts sobre isso! 😀

Deixe um comentário

