Cronograma de faxina do apartamento

No post sobre limpeza da casa, eu comentei que ainda precisava definir um esquema para os dias de faxina pesada em cada cômodo. Demorei, mas aqui está:

Para começar, estabeleci a frequência com que faria a faxina em cada cômodo. Não queria fazer isso todo mês, até porque não tenho tempo nem é necessário, visto que o apartamento é pequeno e não suja muito por só ter uma pessoa habitando. Então eu fiz uma divisão por trimestres – como são quatro cômodos, a cada três meses eu faço a faxina em um deles. No fim das contas, cada cômodo terá uma limpeza pesada por ano. Acho que isso vai atender minhas necessidades.

Como o primeiro trimestre de 2015 já passou, nesse eu vou fazer faxina em dois cômodos para regularizar a situação.

A ordem da limpeza  e lista de tarefas a cumprir para cada cômodo ficou assim:

  • 1º trimestre  – Banheiro
    • Limpar os azulejos das paredes, esfregar os rejuntes
    • Limpar e esfregar o piso
    • Tirar a cortina do box e limpar
    • Limpar a janela
    • Limpar o armário, verificar validade dos produtos
    • Limpar e desinfetar a lixeira
    • Limpar e desinfetar a escovinha de privada
  • 2º trimestre – Quarto
    • Limpar paredes
    • Limpar a janela
    • Limpar as cortinas
    • Limpar guarda-roupa e sapateira (dentro e fora)
    • Organizar os papéis da escrivaninha
  • 3º trimestre – Cozinha
    • Limpar o armário (dentro e fora)
    • Limpar o forno
    • Limpar os azulejos da parede
    • Limpar e desinfetar a lixeira
  • 4º trimestre  – Sala
    • Limpar as paredes
    • Limpar a janela
    • Limpar internamente a máquina de lavar
    • Limpar o paneleiro (dentro e fora)
    • Limpar a geladeira (dentro e fora)

A lista de tarefas foi inspirada nessa, do blog Organize sem frescuras. Nesse blog tem muitas dicas boas sobre organização e limpeza, e divisão de tarefas.

Lembrando que essas tarefas que listei são só as principais da faxina – não vou deixar de varrer e passar pano no chão, por exemplo, nesses dias! E não vou esperar tudo ficar imundo também, até chegar a época da faxina. Minha ideia é fazer a uma limpeza básica regularmente, e “esfregar tudo de cima a baixo” (como diz a minha mãe) nessas ocasiões. 😀

Tem outras tarefas de limpeza que não faço semanalmente, mas não posso fazer apenas uma vez por ano. O próximo post será sobre elas.

3 comentários sobre “Cronograma de faxina do apartamento

  1. Que legal Bárbara! Tenho um cronograma assim também, porém um pouco mais detalhado em mensal, bimestral, semestral e anual…moro num sobradinho, aí divido tudo para não ficar pesado…temos que ser “administradoras do nosso lar” e não ficar nos matando de tanta faxina. Bjsss

      • É verdade Bárbara! Simplicidade e praticidade é a chave! Adoroooo ver minha casa arrumadinha e cheirosinha, mas sem ficar gastando muito tempo nisso, afinal temos outras tantas coisas para fazer….hehehe….sem falar que depois de umas 2 horas limpando, lavando e etc, já vou ficando cansada e stressada….o jeito é fazer um pouco por vez e não se sobrecarregar! Bjsss flor!

Deixe um comentário

