Minha tabela de despesas e receitas

O post de hoje é sobre mais um dos meus métodos de organização de finanças. Como vocês já sabem, além de fazer o controle dos meus gastos no Minhas Economias, eu utilizo uma planilha do Excel para gerenciar as parcelas que preciso pagar.

Nessa mesma planilha, eu criei uma aba para fazer uma estimativa dos gastos do mês e calcular quanto eu vou gastar e quanto dinheiro vai sobrar. É bem simples, como mostra a imagem a seguir:

Tabela de despesas X receitas

Tabela de despesas X receitas

Na coluna da esquerda eu listo todas as despesas que terei no mês (despesas fixas ou gastos já predefinidos, não incluo alimentação ou compras ocasionais). A soma desses gastos, com adição da quantia reservada para a poupança, é o total geral de retiradas.

Na coluna da direita eu listo as entradas – o salário e o dinheiro que restou do mês anterior. A soma destes valores é o total de disponível.

Subtraindo o total de gastos do total de ganhos, resta o dinheiro que vai “sobrar” no mês, para gastos com alimentação e outras compras.

Essa planilha tem sido bem útil para prever meus gastos, com ela eu consigo saber se posso fazer uma compra maior (de coisas para a casa, por exemplo), quanto dinheiro vou ter depois que pagar todas as contas, quanto eu preciso guardar para o próximo mês, etc.

 Por enquanto minhas previsões da gastos tem dado certo, mas ainda preciso economizar melhor o dinheiro que sobra no fim. Acho que assim que acabar de pagar as compras parceladas e o curso de francês conseguirei ter um controle maior.

4 comentários sobre “Minha tabela de despesas e receitas

  1. Olá! Eu também uso planilhas pra controlar os meus gastos e indico. Eu detalho mais e anoto cada gasto, mas confesso que peco no controle das contas. Eu sou do tipo que sempre acha que mais uma prestação não vai fazer mal, só mais essa comprinhas, eu PRE CI SO disso e por aí vai… Mas estou melhorando. Já não tenho mais cartão de crédito e estou gastando menos. 🙂

  2. Oi Andrea. Eu também costumava perder o controle das parcelas, vivia no limite do cartão. Tem que ter muita disciplina mesmo (e tempo) para se livrar dessa mania. Boa sorte no seu controle de finanças1

  3. Olá Bárbara! Adoro seus posts sobre finanças…rsrsrs
    Eu também tenho uma planilha no Excel, porém ordenada por data de vencto (pois assim não esqueço de pagar nada…hihihi) e também estou controlando no “Minhas Economias”…ainda preciso melhorar muiiiito, mas estou caminhando no passo a passo!
    Bjsss

Deixe um comentário

