Organizando meus estudos

Uma leitora do blog, a Nanda, fez o seguinte comentário há uns dias:

Oi Bárbara!
Tudo bem??
Adoro seu blog e duas dicas… gostaria mto que vc desse dicas sobre organização dos estudos, como vc fazia na época da faculdade… curso eng tbm! 🙂
Beijos!!

Já começo avisando que não vou dar dicas de métodos de estudo por motivos de: sempre fui a estudante mais preguiçosa do mundo. Nunca tive o hábito de pegar a matéria para estudar X horas por dia, nem na faculdade. Eu apenas fazia os exercícios e trabalhos que os professores passavam. Sim, eu sei que não sou exemplo para ninguém! Mas um dos meus grandes defeitos é ser uma exímia procrastinadora, e eu não consegui fugir disso ainda.

O post de hoje então é sobre organização dos materiais de estudo e das tarefas de escola/faculdade. Isso sim, eu sempre fiz bem! 😀

  • Anotações das matérias: no início da faculdade, eu tinha um caderno de 10 matérias que utilizava para anotações. Minhas amigas usavam fichários, mas para não deixar a mochila pesada demais, elas geralmente levavam apenas as folhas das matérias que teríamos no dia, e outras em branco para anotar. Com o passar do tempo, mais e mais professores passavam apenas slides, então eu comecei a usar cadernos menores, só fazia algumas anotações quando necessário, alguns exercícios, e guardava os arquivos digitais das matérias.
  • Arquivos digitais: eu utilizava um pendrive para guardar todos os arquivos digitais. Nesse pendrive, eu criava uma pasta por matéria, e dentro de cada pasta eu criava outras como “Trabalhos”, “Exercícios”, “Slides”, para organizar melhor. Eu só mantinha a pasta do período no pendrive. No fim do semestre, eu compactava a pasta e copiava na minha pasta “Engenharia” do Dropbox. Tenho os arquivos de todos os períodos até hoje!
  • Exercícios e trabalhos: o melhor jeito é utilizar uma pasta plástica com divisórias, cada uma delas referente a uma matéria. Guardando os papéis das matérias na divisão correspondente, é fácil saber onde estão.
  • Datas de provas, trabalhos e outras tarefas: agendas de papel não funcionam bem para mim, então eu anotava todas as datas no calendário do celular e definia lembretes e alarmes para ser avisada das tarefas próximas. Eu também anotava no caderno todas as datas de atividades das matérias (os professores costumavam passar o cronograma no primeiro dia de aula) e consultava quando era necessário.

Como não gosto muito de acumular papéis, no fim de cada semestre eu sempre jogava fora as provas e trabalhos corrigidos. Os cadernos eu guardava, para o caso de precisar consultar algo ou emprestar para alguém. Ainda os tenho, acho que vou me desfazer deles em breve também.

Hoje, no curso de Francês, continuo não parando para “estudar” propriamente. Como na faculdade, eu tenho um caderno para anotações. É um caderno comum, de 96 folhas, mas como não temos uma matéria muito extensa, consegui usá-lo no Básico I, no II e acho que posso mantê-lo até o III. Eu faço uma página de divisória, e pronto.

Toda semana, os professores enviam exercícios por e-mail. Eu guardo uma cópia de todo o conteúdo enviado em uma pasta que fiz para o curso no Dropbox, também. Essa pasta é dividida por semestre, e dentro de cada pasta tenho outras como “Exercícios e Vocabulários”, etc. Também imprimo os exercícios para fazer e levar na aula do sábado. Depois, guardo esses papéis (e outros que os professores entregam em sala) em uma pasta, essa sem divisórias. Ainda não sei como vou organizar os papéis dos semestres concluídos, preciso pensar nisso.

Basicamente, é dessa maneira que organizo meus estudos, desde a faculdade, até hoje. Espero que tenha ajudado, e que tenha dado boas dicas!

3 comentários sobre “Organizando meus estudos

    • Oi, Yasmin
      Quando fiz meu TCC, conversei bastante com o meu orientador, e era ele quem definia o que eu deveria fazer, e os prazos (tipo: “daqui a uma semana, traga as referências e o estado da arte para eu analisar”). Ele também me disse a quantidade mínima de artigos que eu deveria referenciar. Eu sugiro que você pergunte tudo para o seu orientador, mas se ele não puder/quiser ajudar com os prazos, você pode definir sozinha uma lista de tarefas para o TCC e as datas para terminar cada uma delas! Faça tudo com antecedência para dar tempo de revisar. É claro que as coisas nunca saem perfeitamente no prazo (a parte dos testes do meu trabalho atrasou demais, foi um período bem estressante), mas se você adiantar o máximo possível de tarefas, você já evita que certos problemas prejudiquem o término do seu trabalho.
      Boa sorte com o seu TCC!

Deixe um comentário

