Quanto tempo eu fico no celular?

Há alguns dias eu estava lendo um post de blog sobre o tempo em que as pessoas passam usando celulares/tablets/etc. e sobre a necessidade de estar sempre conectado e saber de tudo(infelizmente não lembro onde, senão postaria o link), e resolvi descobrir quanto tempo eu gasto mexendo no meu celular.

Procurei um aplicativo de medição de uso do celular – o Quality Time (aqui, para Android) e instalei no meu aparelho. Ele faz medições diárias e um resumo do uso semanal. O resultado foi esse:

Screenshot_2015-06-25-10-35-58

Tempo total de uso durante a semana

Screenshot_2015-06-25-10-36-07

Quantas vezes abri cada aplicativo

Screenshot_2015-06-25-10-36-12

Quantas vezes desbloqueei o aparelho

Não fiquei muito surpresa com os aplicativos que mais uso, eu já sabia que passo bastante tempo em redes sociais, e o Whatsapp é, hoje, minha principal forma de comunicação com as outras pessoas. O uso de Facebook e Twitter não foram tão altos (acho), mas só porque eu mexo mais nessas redes pelo computador, só abro no celular quando não tenho um PC por perto, mas reconheço que mexo um pouco demais. Sempre que não tenho nada para fazer, abro uma rede social.

O que me surpreendeu mesmo foi o número de desbloqueios de tela. Como o meu celular não funciona muito bem (lag nas telas, travamentos, aplicativos que param e não mostram notificações), eu peguei a mania de desbloqueá-lo só para ver se tem alguma notificação – e na maioria das vezes, não tem. Faço isso principalmente quando eu estou ansiosa para receber uma mensagem, e acabo interrompendo muitas vezes o que estou fazendo sem necessidade, mas só com o Quality Time eu percebi que passei dos limites!

Agora quero diminuir esse “uso à toa” do celular, começando por desbloquear menos o aparelho (espero vibrar ou aparecer a luz de notificação) e mexer um pouco menos nas redes sociais. Também estou tentando parar com a mania de rolar a tela para baixo no Facebook/Twitter/Tumblr até achar algo que já vi. É difícl, confesso, mas esse é um hábito desnecessário que preciso cortar. Não vou ser “minimalista zen” e largar as redes sociais (risos), mas espero pelo menos parar com o “deixa eu olhar se alguém me mandou algo no whatsapp” – afinal, as notificações do celular existem justamente para evitar que eu perca esse tempo.

6 comentários sobre “Quanto tempo eu fico no celular?

  1. Não sabia que existia aplicativos que analisam o uso do celular!

    Acho que o problema não é o celular em si, mas o mal uso dele. Os celulares (e tablets) nais avançados sao verdadeiros computadores! Tenho um S4 da Samsung e um tablet da mesma marca e desde que os comprei, uso raríssimas vezes meu notebook. Utilizo o notebook apenas para armazenar fotos e digitar textos maiores.

    Sem falar em outros objetos aposentados na minha casa: rádio, tocador de cd, tocador de dvd, livros… graças a esta nova tecnologia que permite fazermos tudo num único aparelho.

    Exemplo de mal uso do celular, creio que sejam as redes sociais. Perde-se muito tempo nelas. Eu particularmente não tenho cadastro em redes sociais e uso pouquíssimas vezes o Whatsapp (que também considero “ladrão de tempo”, mas mantenho, pois ninguém mais manda sms e participo do grupo da minha família e do trabalho). Fiz algumas adaptações no aplicativo: desabilitei o som de mensagens de grupos e coloquei para não baixar vídeos (só baixa manual e se eu quiser). O lixo eletrônico que antes recebíamos no e-mail, recebeu um upgrade tecnológico: agora vem no aplicativo. Correntes, textos “bonitinhos”, vídeos desnecessários e até propaganda de loja. Tô fora.

    • Oi, patyvb. Também acho que o problema não é o celular, mas a tecnologia avançada desses dispositivos (smartphone, tablet, etc.) nos oferece tantas novidades e possibilidades que acabamos querendo ter acesso a tudo, e perdemos muito tempo. Eu gosto de redes sociais, mas reconheço que elas nos roubam muito tempo mesmo. O whatsapp eu uso bastante (para você ter uma ideia, eu e meu namorado conversamos 90% do tempo por whatsapp ou facebook, quando não estamos juntos), mas assim como você, eu também desativei o download automático de mídia. Não gosto muito de grupos, dos poucos que tenho só um manda “lixo”, aí prefiro não ficar armazenando tudo no meu celular, já que a memória dele é bem baixa.

  2. Estou tendo uma folga do celular (só pq ele quebrou) mas não sito tanta falta, já passei férias sem internet e o máximo que usava era um joguinho pra passar o tempo que logo enjoava. Mas se vc identificou que ‘perde’ tempo demais desbloqueando a tela, realmente está na hora de avaliar o uso dele, sem querer nos tornamos ansiosos por uma nova notificação. Espero que consiga diminuir 😉
    Bjinhos
    http://www.blablabladakate.wordpress.com

    • Obrigada pelo comentário, Kate! Não acho que conseguiria passar muito tempo sem celular ou sem internet (pelo menos nesse momento da minha vida 😛 ), por isso mesmo estou tentando diminuir o uso. Até!

Deixe um comentário

