Reavaliando o minimalismo e a simplicidade na minha vida

De tempos em tempos, me pego pensando se estou realmente seguindo a minha meta de ter uma vida mais simples, ter menos coisas e gastar menos. Avaliando como o minimalismo está (ou deveria estar) sendo aplicado a algumas áreas da minha vida, cheguei às seguintes conclusões:

Casa
Estou comprando muitas coisas, principalmente para decoração, mas tento não sair muito do básico. Não tenho espaço para juntar tralhas, o que é uma vantagem. Às vezes me sinto um pouco “anti-minimalista” por estar gastando dinheiro e adquirindo coisas ao invés de me desfazer delas, mas ter uma casa bonita que me agrade é uma meta importante para mim. Só tenho que ter cuidado para não passar dos limites.

Guarda-roupa
Concluí o projeto do guarda-roupa minimalista, mas percebi que ainda tenho ajustes a fazer, mais para diminuir roupas, sapatos e acessórios que para comprar, mas algumas substituições estão a caminho.

Compromissos
Ultimamente, tenho me sentido muito atarefada e sem tempo, mas isso se deve mais à má-administração das minhas horas do dia que dos próprios compromissos. Não tenho dormido tanto quanto gostaria e nem tenho realizado todas as tarefas que me propus a fazer, então preciso dar um jeito nessa situação.

Finanças
De longe, a melhor àrea, apesar de ainda necessitar de alguns ajustes. Nunca deixo de guardar a quantidade de dinheiro que estipulei para a minha poupança mensal, estou economizando mais e gastando menos com supérfluos (exceto com decoração! 😀 ).

Conclusão: é fato que a minha vida melhorou bastante depois que eu passei a adotar práticas minimalistas. Antes de começar o blog, eu gastava demais, era consumista, tinha muito mais coisas do que eu precisava e usava. Ainda tenho um longo caminho a percorrer para simplificar a minha vida, mas vai valer a pena.

8 comentários sobre “Reavaliando o minimalismo e a simplicidade na minha vida

  1. Muito bacana ler seu relato e concordo que é sempre bom fazer algumas avaliações sobre como podemos melhorar a nossa vida em todos os seus aspectos. parabéns por estar conseguindo manter o que se propos!

    Beijos!

  2. Oi Bárbara! Avaliar o que a gente está fazendo é sempre bom, eu mesma vivo questionando se ainda estou no caminho, se está dando certo, acho necessário! Quanto a decoração, já passei por isso, gastei algum dinheiro comprando coisas pra decorar, como lustres, puffs, mas não me arrependo. Estar em um ambiente agradável é essencial. Beijos!

    • Obrigada pelo comentário, Anna. Concordo com você sobre estar em um ambiente agradável. Inclusive, vi as fotos da sua casa no post sobre seus hobbies, achei linda sua decoração, mas por algum motivo obscuro não consigo enviar nenhum comentário no seu blog!

  3. Oi, Bárbara, tudo bom?
    Essas avaliações realmente devem ser feitas de tempos em tempos pra gente poder se orientar, né? Vê se de fato estamos conseguindo andar na linha. Eu, por exemplo, ando extremamente desorganizada quando assunto é tempo. Sabe quando você acha que exagera no tempo que dispõe para fazer determinada coisa? Então, eu passo horas fazendo uma única coisa e meia hora fazendo outra. Acaba que não consigo me dedicar totalmente à segunda coisa porque já estou cansada, com preguiça. Sem contar no tempo que passo procrastinando. De fato eu preciso gerenciar melhor o meu tempo, principalmente agora que eu estou de férias. Estão surgindo vários compromissos e eu não estou sabendo organizá-los. Você indica alguma leitura sobre gerenciamento de tempo ou, se ainda não fez, já pensou em escrever sobre isso aqui no blog?

    • Oi, Mari!
      Assim como você, não estou conseguindo gerenciar meu tempo direito, e sou uma baita procrastinadora! Não sei se você conhece o blog Vida Organizada, mas a Thaís fala bastante sobre isso, você pode ver nesse link: http://vidaorganizada.com/categoria/produtividade/gestao-do-tempo/ . Ela também usa e fala muito do método GTD, que é uma metodologia de produtividade. Eu já li sobre, mas não tentei usar ainda, acho que tem “regras demais” (mas isso é porque eu sou preguiçosa 😛 ). Dá uma lida, talvez te agrade! Não quis escrever sobre gerenciamento de tempo no blog porque ainda não experimentei nenhum método.

  4. Olá Bárbara!
    É sempre bom fazer essas análises de tempos em tempos…hehehe
    Eu melhorei em algumas coisas, mas ainda estou bem longeeeeeeeeee do que acredito de ter uma vida simples e minimalista….mas, estou no passo a passo, dia após dia e um dia eu chego lá! hehehe…
    Parabéns pelas conquistas e continue nos inspirando!
    Bjs

Deixe um comentário

