7 dias de detox do smartphone

Achei um desafio bem legal no Popsugar: Master a Digital Detox With This Easy Plan. Resolvi realizar esse “detox” na primeira semana de Setembro – segue a lista das tarefas do desafio e como eu realizei cada uma delas:

Segunda-feira: Pare de seguir pessoas que não são suas amigas, se descadastre de listas de e-mail indesejadas e delete os aplicativos que você não usa.

31/08/15 – Apesar desse desafio ser focado no uso do smartphone, eu executei apenas uma ação nele, que foi desinstalar aplicativos que eu não usava (deletei 5, no total). O resto das tarefas eu fiz no computador, porque é mais fácil. Eu me descadastrei de duas listas de email de lojas online, parei de seguir duas pessoas no Twitter e excluí  4 pessoas do Facebook.

Terça-feira: Desabilite as notificações.

01/09/15 – Eu desativei as notificações de todos os aplicativos de redes sociais. Do Whatsapp só não desativei a luz de notificação. No fim das contas, essas notificações nem me fizeram falta! Vou deixá-las desativadas de agora em diante (com exceção do Whatsapp, eu prefiro que o celular vibre quando recebo mensagem).

Quarta-feira: Resista ao impulso de olhar seu telefone assim que acordar.

02/09/15 – Tarefa cumprida com sucesso. Meu celular é meu relógio/despertador, e quando eu acordei só olhei as horas, nem cheguei a desbloquear a tela.

Quinta-feira: Coloque o telefone para recarregar fora do seu quarto, e pare de mexer nele uma hora antes de ir dormir.

03/09/15 – Eu costumo recarregar o celular no trabalho, então à noite ele tem bateria. Como pedia a tarefa, desliguei a wi-fi do celular 1 hora antes de ir para a cama, e não mexi nele nem uma vez. Mas só não fez diferença porque estava com o computador ligado, e só desliguei meia hora antes de dormir.

Sexta-feira: Saia para jantar e deixe o telefone em casa.

04/09/15 – Nesse dia fui para a casa do meu namorado, então achei melhor levar o celular, mas deixei ele guardado na maior parte do tempo (inclusive enquanto estávamos jantando).

Sábado: Passe o dia sem olhar ou postar em redes sociais.

05/09/15 – Eu esqueci do desafio e acabei olhando Facebook e Twitter um pouco pela manhã, mas depois lembrei e não mexi mais em redes sociais pelo resto do dia. Foi a tarefa mais difícil, porque eu costumo abrir os apps de redes sociais sempre que estou entediada/sem nada para fazer, e como não podia fazer isso, sofri um pouquinho. 😀

Domingo: Deixe o seu telefone desligado o dia inteiro.

06/09/15 – Esse dia eu não cumpri a tarefa. Precisei deixar o celular ligado porque combinei de encontrar com uma amiga para sairmos, e  usei o telefone para falar com ela. Já que deixei o celular ligado na maior parte do dia, nem me preocupei em não mexer nele.

Conclusão: não acho que sou tão dependente do smartphone assim, meu ponto fraco são as redes sociais. Preciso arranjar outras coisas para fazer quando bater aquele tédio!

10 comentários sobre “7 dias de detox do smartphone

  1. Definitivamente farei isso essa semana! Genial. Já consegui me distanciar bastante do celular e das redes sociais, mas com o tempo sempre voltam alguns maus hábitos e etc. Vou fazer! adorei. ❤

  2. Eu sou muito dependente do celular. Muito!!!
    Eu faço se tudo por ele: falo com a pessoas (escrevo, né?! pq odeio ligações!), redes sociais, comentários do blog, música, podcast e kindle quando estou na rua.
    Hoje em dia me sinto mais livre da internet, mas faz muitas coisas offline tbm. Não sei mais sair de casa sem m;musica, podcast e kindle hehe Mas vivo com o 3G desligado pq meu plano é pré-pago kkk
    As piores tarefas seriam as de sábado e de domingo 😦
    Adoro esses seus posts de desafios 🙂

    • Nossa, eu tenho zero paciência de ver outras coisas pelo celular (blogs, kindle, etc.) a tela do meu é pequena, fica bem ruim. Eu uso mais whatsapp e aplicativos de redes sociais. Também uso como relógio, calculadora quando preciso, essas coisas. Minha internet fica ligada o dia inteiro porque aproveito a wi-fi do serviço, hahaha.

      Eu gosto muito de fazer desafios, sempre procuro no pinterest ou outros sites, acho que anima o blog!

  3. Que massa esse desafio! Confesso que as redes sociais tambem são um certo problema e acho que passo tempo demais nelas. Agora que reduzi a jornada de trabalho, vou deixar pra conferir as listas de blogs/e-mail em casa, ou seja: menos tempo pra isso, então, já vou começar a me descadastrar de um tanto de site! rs.

  4. Adorei esse desafio ❤ Muito amor mesmo. Quero testar. Sinto que, ás vezes, ficou um tanto dependente do celular (e agora inventaram esse snapchat que é o vício em forma de app), mas não gosto disso. A gente realmente perde a noção do tempo e espaço ^^

    =**

    • Esse é um app que nunca me atraiu. Nem ele, nem Instagram, acho que é porque não gosto de tirar fotos… Mas Twitter e Facebook tomam todo o meu tempo! Ainda tento me controlar, mas é complicado.

Deixe um comentário

