TAG – Como eu me tornei minimalista

A Andreia, do blog Nada de Compras, fez um post com perguntas e respostas sobre sua trajetória no minimalismo, e convidou algumas blogueiras para responderem também. Aqui estão as minhas respostas:

1. Primeiro, como resolvi me tornar “minimalista”?
Estava mexendo no facebook um dia e vi um post da Fernanda, do Minimalizo, sobre o blog dela. Abri o link, comecei a ler o blog e adorei tudo o que vi, queria adotar esse “estilo de vida”. Comecei então a procurar mais blogs sobre minimalismo e ler tudo o que eu podia sobre o assunto.

2. Porque senti necessidade de mudar minha vida?
Nunca fui uma pessoa descontrolada, mas era consumista, comprava coisas sem critério e sem necessidade (roupas, principalmente) e não tinha muito dinheiro guardado. Estava descontente com essa situação, por isso decidi mudar.

3. Por onde comecei?
Comecei me livrando de roupas, sapatos e acessórios que eu não usava, e tralhas da casa em geral. Tentei ficar um ano sem compras, e até consegui por uns meses, mas me faltou maturidade para completar o desafio que me propus. No entanto, passei a comprar menos e melhor, e a economizar mais dinheiro.

4. Quanto tempo levou até que percebi a mudança de hábito?
Não sei ao certo, mas acho que levou mais de um ano até que eu percebesse que tinha mudado. Não virei o Leo Babauta :D, ainda cometo alguns deslizes, mas agora eu compro menos (e apenas quando preciso), guardo mais dinheiro, avalio melhor as minhas necessidades, tenho menos tralha em casa.

5. Você implementou outras mudanças em sua vida?
Com o minimalismo, veio a organização. Ainda sou uma grande procrastinadora (não se pode ter tudo), mas tento manter meus objetos organizados, cada coisa em seu lugar, e tento facilitar a minha rotina seguindo alguns hábitos. Também controlo melhor as minhas finanças.

6. Por fim, de todo esse processo, o que foi mais importante para você?
Hoje eu me sinto mais leve por conhecer minhas necessidades e meus hábitos de consumo. Não tenho muitas tralhas acumuladas, consigo manter meu apartamento organizado sem muito esforço e consigo guardar dinheiro e fazer planos para o futuro, sabendo que são viáveis. Não vou dizer que estou realizada, mas evoluí bastante no minimalismo e conheço as minhas limitações, sei onde preciso melhorar.

É isso! Quem quiser, pode responder uma ou mais perguntas nos comentários, ou entrar na TAG também. Eu convido a Camila, do Desacelera, Camila! e a Guta, do Viver Sem Pressa para responderem essa!

8 comentários sobre “TAG – Como eu me tornei minimalista

  1. Pingback: Como eu me tornei minimalista | VIVER SEM PRESSA

  2. Sempre gostei da simplicidade até que passei a seguir as regras da sociedade. Faz pouco mais de um ano que estou tentando simplificar ao máximo minha vida. Viver uma vida simples, minimalista, é viver a essência.

Deixe um comentário

