Organizando o armário da cozinha

O único espaço que tenho para guardar mantimentos na minha cozinha é um armário suspenso bem pequeno, de três portas. Por falta de espaço, também guardo os potes de plástico nele (tenho um paneleiro na sala, mas ele já está completamente ocupado por pratos/copos/fôrmas e outras coisinhas, então preciso aproveitar o espaço do meu armarinho da melhor forma possível.

A parte do armário onde eu guardo alimentos como arroz, açúcar, etc. era a mais desorganizada. Os potes que eu usava para armazenar os produtos eram cilíndricos e altos, e eu não podia empilhá-los, eles acabavam ocupando muito espaço. Para resolver isso, comprei um kit de três potes de plástico quadrados, empilháveis, para guardar meus mantimentos melhor. Ficou assim:

 

20151023_223609

Eu ainda não estava contente com essa organização, porque esses três potes maiores ocupavam espaço demais e, por eles terem uma abertura maior, despejar o conteúdo deles para outros recipientes (na hora de cozinhar, por exemplo) era sempre um problema. Então um dia, quando fui fazer compras em uma dessas lojas de coisas baratas para a casa, achei uns potes altos, com tampa dosadora, que em geral são usados para guardar sabão em pó mas podem armazenar alimentos também. Vi que eram o ideal para a minha cozinha, e comprei três pequenos. Um tempo depois, comprei três grandes. Como eles são empilháveis, agora tenho espaço para 6 potes onde antes guardava 3, o que melhorou muito a organização do meu armário.

Aproveitei e comprei etiquetas para identificar o conteúdo dos potes, e hoje a parte de mantimentos do meu armário está mais organizadinha.

20151209_234054

Além disso, substituí minha velhíssima lata reciclada de Pringles que usava para guardar macarrão por um porta-macarrão de verdade. 😀

20151023_180840

Quanto às outras partes do armário, eu ainda preciso me organizar melhor. Na do meio, eu guardo as vasilhas de plástico na prateleira de cima e “coisas de café” (caixa de chá, biscoitos, pão, etc.) e mais algumas vasilhas na de baixo. 20151209_234121

E na porta da direita, fica a minha conhecida caixinha de temperos na parte de baixo, junto com o pote de sal e latas de conservados (atum, etc.), e qualquer outro alimento que precise guardar. Na parte de cima, na caixa, eu guardo ingredientes para receitas (essência de baunilha, fermento, amido de milho, etc.). O restante da prateleira é ocupado por rolos de papel alumínio, filme plástico e papel manteiga.

20151209_234148

Gostaria de ter mais espaço para as minha coisas, mas numa micro cozinha fica difícil… Preciso me virar para otimizar a organização de tudo, mas aos poucos eu vou fazendo isso.

2 comentários sobre “Organizando o armário da cozinha

    • Que bom que as dicas vão ser úteis, Nana! Para reforçar: potes empilháveis são a melhor coisa que tem!

      Não vou fazer retrospectiva, mas dia 31 sai um post com minhas metas para 2016. Feliz ano novo para você! 🙂

Deixe um comentário

