Começando 2016 sem papelada

Aproveitei o primeiro fim-de-semana de 2016 para organizar meus papéis e documentos em geral.

20160103_202502_LLS

Todos os papéis que tenho em casa

Comecei com os materiais do curso de francês. O caderno (que uso desde o primeiro semestre do curso!) ainda tem bastante folhas sobrando, então vou continuar a usá-lo. Todo o restante eu decidi jogar fora, porque tenho versões digitais dos exercícios e matérias, só imprimia para usar nas aulas. O livro do Básico eu também vou jogar fora – tenho a versão em PDF e imprimi para usar no curso. Para o próximo semestre, vou comprar o livro do Intermediário.

Além da papelada de estudante, tenho duas pastas sanfonadas com divisórias, uma para guardar contas, comprovantes e notas fiscais; e a outra para guardar documentos como certidões, papéis bancários, etc.

Como não podemos jogar contas fora por um tempo, agrupei todas as contas de 2015 por tipo (luz, condomínio, aluguel), prendi com clipes e coloquei todas na última divisória da pasta preta (etiquetada como “2015”). As outras divisórias continuarão sendo usadas para guardar as contas do novo ano. Ainda guardei as notas fiscais, manuais e garantias de alguns produtos em outra divisória.

20160103_204752

Contas de 2015, agrupadas por serviço

A pasta verde (de documentos “importantes”), tinha muito lixo. Tirando meus certificados e diplomas, documentos pessoais como título de eleitor e CPF e outros documentos médicos, joguei quase tudo fora. Receitas médicas vencidas, mil recibos de coisas que comprei há tempos, comprovantes, contratos de serviços que não uso mais, documentos de estágio, certificados de atividades da faculdade, todos foram para o lixo. Eu mantive apenas o que poderia ser útil no futuro ou o que é considerado importante guardar. Minhas pastas estão bem mais vazias agora, prontas para encher de documentos novos. 😀

20160103_214513

Papelada para jogar fora!

8 comentários sobre “Começando 2016 sem papelada

  1. Olá!! que bom, é isso que quero fazer também com a minha papelada, já tenho umas pastas sanfonadas agora só falta organizar, vou ver se faço isso no final de semana. Boa inspiração.

  2. Oi Bárbara! Ótima maneira de começar o ano! Eu já tinha feito esse destralhe no ano passado, com algumas diferenças em relação ao seu:
    Tinha duas pastas sanfonadas também com contas e documentos, e troquei uma delas pra uma pasta catálogo (aquelas que vem uns envelopes plásticos dentro). Nela coloquei todos os docs importantes e batizei de “única coisa que preciso salvar se minha casa pegar fogo”. Passei a pagar todas as contas pela internet então não guardo mais nenhum comprovante, absolutamente nenhum. Só mantenho um boleto por mês que vai servir como comprovante de residência se eu precisar, fica na minha carteira, e substituo no mês seguinte.
    Quanto às coisas da faculdade eu dou fim a cada semestre, e as apostilas tento substituir por livros comprados usados na estante virtual. 🙂

    • Oi Anna. Adorei o nome da sua pasta! 😀
      Eu estou adotando agora as contas online. Já não recebo a do cartão de crédito faz tempo, a da internet vai passar a vir online também, e logo vou mudar a do telefone. Também costumo deixar algumas coisas no débito automático, assim eu não me preocupo com comprovantes. Ainda tenho medo de não guardar algumas contas, como aluguel e condomínio, mas espero poder diminuir o volume de papel que recebo.

      Quando estava na faculdade eu também jogava tudo fora nos fins de semestre. Tem gente que guarda porque gosta de revisar conteúdos antigos, mas nunca foi o meu caso. No fim das contas, não precisei de nada.

    • Oi Rafael, obrigada por comentar! Gostei da dica. Uma coisa que ainda quero fazer é pedir uma declaração de quitação anual, algumas empresas fornecem esse documento, mas acho que é preciso pedir. Assim, posso jogar fora todas as contas e comprovantes do ano passado, e fico apenas com um único documento.

Deixe um comentário

