Balanço das finanças em 2015

Minha vida financeira esteve ok no ano passado. Não houve nenhuma mudança significativa em relação a 2014, mas tive um pouco mais de disciplina e consegui poupar mais que no ano anterior.

Pontos positivos:

  • Consegui criar e manter uma poupança para emergências. Poupei um valor fixo todo mês e não toquei nesse dinheiro uma vez sequer. Ainda não consegui juntar 3 meses de salário, mas estou quase.
  • Minha poupança para gastos gerais foi bem útil. Paguei o curso de francês, a academia e minhas férias com ela, tudo à vista.

Pontos negativos:

  • Gastei bastante no cartão de crédito. Não me endividei além da conta, nunca precisei pagar o mínimo, mas deveria ter controlado mais meus gastos, e esperado mais para pagar as coisas à vista.
  • A compra de dois celulares em menos de dois meses (por causa do roubo do meu telefone novo) foi um baque no meu orçamento.
  • Percebi que estou definindo meu orçamento do jeito errado. Geralmente eu estabeleço o mesmo valor todo mês para cada categoria, mas às vezes tenho um gasto maior, previsto com antecedência, que ultrapassa o valor geral e acaba parecendo que eu gastei além da conta, quando não é o caso. Por exemplo: no gráfico, eu ultrapassei o orçamento em Março (pagando a anuidade da academia, que foi previsto) em Setembro (comprando o celular novo, previsto) e em Dezembro (comprando outro celular para substituir o roubado. Só isso foi inesperado).

 Conclusão: estou melhorando no controle das finanças, gastei mais do que devia apenas em um mês em 2015 (um recorde na minha vida!), mas cometi vários erros e pretendo não repeti-los esse ano.

Logo logo vem um post sobre meus objetivos financeiros para 2016.

fin

Gráfico do meu orçamento de 2015

4 comentários sobre “Balanço das finanças em 2015

Deixe um comentário

