Jejum de compras em 2016

Pretendo economizar bastante em 2016, e a principal maneira de fazer isso, a meu ver, é reduzir meu volume de compras. Minha ideia, a princípio, era passar outro ano sem comprar, mas como eu ainda tinha a intenção de adquirir mais coisas para a casa e alguns itens de vestuário, achei melhor adotar uma opção menos radical e fazer um “jejum” de compras.

Peguei essa ideia do blog Tomorrow at Dawn, mas a criadora desse projeto foi a Maja Huse. Li todos os posts da Maja e gostei muito de ver a mudança de atitude dela em relação às compras. O post final foi ótimo, com a reflexão dela sobre como é melhor deixar de adquirir coisas ao invés de se dar todo o trabalho de doar/vender na internet/etc. Vocês podem ler aqui.

Também estou acompanhando os posts da Sophie (do TaD), e só estava esperando a virada do ano para iniciar esse desafio também.

Para começar, fiz uma lista de todas as coisas que quero comprar esse ano:

Casa/Utilidades:
  • Espelho médio
  • Molduras
  • 2 almofadas para a cama
  • Fôrma para muffins
  • Porta-guardanapo
  • Edredom de casal
  • Carrinho de compras
Roupas/Sapatos/Acessórios:
  • 6 conjuntos de calcinha e sutiã
  • 1 sutiã bege avulso com alças removíveis
  • 1 bolsa pequena
  • 2 calças jeans
  • 8 pares de meias
  • 1 par de sapatilhas pretas

 

Agora, as regras para o desafio:

  1. Posso repor itens de vestuário que estragarem ou que estiverem velhos demais.
  2. Posso repor cosméticos, mas apenas os que eu uso frequentemente.
  3. Compras em sites gringos estão proibidas.
  4. Posso comprar os itens que estão na wishlist, mas não posso adicionar mais itens nela durante o ano.
  5. Posso comprar um presente para mim no meu aniversário (contanto que não seja muito caro). Presentes para outras pessoas também estão permitidos.
  6. Posso gastar com passeios e viagens, mas sem esbanjar.
  7. Materiais para projetos de decoração e outros DIY estão permitidos, contanto que não passem do valor total de R$ 30 por mês.
  8. Compras no cartão de crédito estão permitidas, contanto que não ultrapassem o valor total de R$ 100 por mês.
  9. Não posso parcelar nenhuma compra. Se eu não tiver dinheiro para comprar algo, ou eu espero, ou eu desisto.

Assim como a Maja e a Sophie, vou fazer relatórios mensais contando o que comprei, o que não comprei, e do que me desfiz. Criei uma página com a minha wishlist no menu do blog, e vou atualizá-la ao longo do ano, marcando o que for comprado.

Editado: só vou escrever nos posts as compras de itens não essenciais, como produtos de beleza (não confundir com produtos de higiene, esses sim, indispensáveis!), roupas, materiais para artesanato, etc.

15 comentários sobre “Jejum de compras em 2016

  1. Uhuuu Parabéns pela iniciativa lindona.
    Eu tenho meta de não gastar até o meu aniversário, em Junho. Comprei tudo o que eu queria e gastei o que ganhei de Natal. Agora acabou e tenho que seguir em frente.
    Tbm fiz reposição de lingerie, estava precisando demais. Acho que cheguei onde quero e estou satisfeita.
    Agora será resistir às tentações 🙂
    Um beijo!

Deixe um comentário

