Objetivos financeiros para 2016

Em 2015 eu cumpri quase todos os meus objetivos financeiros com sucesso. Para esse ano minhas metas são um pouquinho mais difíceis, mas espero que consiga realizá-las também. Aqui vão elas:

Poupar ainda mais: no ano passado, minha meta foi guardar 25% do salário. Hoje estou guardando 40%. Recebi um aumento no início do ano e, apesar de todas as contas também terem aumentado, consigo reservar uma parte maior do meu salário para a poupança.

Esses 40% são meu limite de “confortável” – tirando o que eu guardo e o dinheiro para o pagamento das contas, sobra pouco para gastar, mas estou separando uma porcentagem tão alta do meu salário porque a partir de Setembro começo a pagar as parcelas do FIES, o que vai reduzir minha quantia mensal de poupança. Então, decidi guardar o máximo de dinheiro possível até lá.

Aprender a investir: estou acostumada a guardar dinheiro na poupança “desde sempre”, mas no ano passado comecei a ler blogs/sites de finanças e aprendi que esta não é sempre a melhor opção. Já comecei a diversificar e investi uma quantia em LCI, agora pretendo ler e aprender mais e buscar outros investimentos. Como não sou rica, preciso esperar meses até juntar quantias razoáveis para investir, mas sinto que estou progredindo nessa área!

Finalmente completar minha “reserva de emergências”: falta pouco para completar minha reserva de três meses de salário. Minha intenção é deixar uma quantia de pelo menos um salário na poupança, e aplicar o restante em outros tipos de investimento, que rendem mais.

Fazer um orçamento melhor e controlá-lo de perto: ano passado eu falhei, mas espero que agora eu consiga seguir meu orçamento. Já comentei que estou definindo mais detalhadamente os valores mensais de cada categoria, agora só falta segui-los direitinho e ficar longe de gastos adicionais.

Já sei que terei mais gastos lá para o meio do ano – meu aluguel sobe em Julho, e as parcelas do FIES começam em Setembro e continuam por um ano com o valor mais alto (depois de um ano, diminuem), mas acredito que vou conseguir cumprir meus objetivos.

5 comentários sobre “Objetivos financeiros para 2016

Deixe um comentário

