As redes sociais estão sugando a minha vida?

Pergunta retórica. É óbvio que estão.

Ultimamente tenho sentido que estou sem tempo para nada. Chego em casa depois do trabalho, pisco, e já são 11 horas da noite. Exageros à parte, é claro que as últimas horas do dia e os fins-de-semana eu reservo para o descanso (tirando as horas do francês e da arrumação da casa…), mas notei que venho adiando até mesmo as “tarefas” que considero prazerosas – projetos de DIY, livros para ler, filmes para assistir – tudo está ficando para depois.

Nos últimos dias percebi que um dos maiores sugadores do meu tempo são as redes sociais. Exemplo: chego em casa cansada, resolvo “fazer uma horinha” antes de preparar o jantar, abro o Facebook… Passou uma hora. Faço a janta, vou ver uma série, termino e abro Twitter/Facebook/Tumblr/etc, mil scroll downs depois, já são 23:30 e tem louça na pia para lavar, marmita para fazer, banho para tomar… Vida que segue.

É claro que mexer em redes sociais não representa meu maior gasto de tempo – oito horas diárias de trabalho + academia + deslocamento + serviços domésticos consomem a maior parte do meu dia, e não tenho como fugir disso. E já que meu tempo livre é tão pouco eu prefiro gastá-lo com atividades que aprecio, e que não me deixarão com a sensação de “já é tão tarde e eu não fiz nada!”.

Não vou ser radical e excluir minhas redes sociais (até porque o Twitter mora no meu ❤ ), mas por uma semana vou diminuir drasticamente o meu acesso e trocar as infinitas mudanças de aba no Chrome por atividades que venho enrolando para fazer (de preferência, longe do notebook).

Começando imediatamente: já desativei os aplicativos do Facebook e do Twitter do meu celular. Só vou ligar o computador à noite quando tiver episódios novos das séries que eu assisto (nesse mês só duas estão ativas, vai ser fácil), ver um filme ou jogar. Na próxima semana escrevo um post contando como foi.

7 comentários sobre “As redes sociais estão sugando a minha vida?

  1. Nossa! To super passando por isso! realmente é uma sensação péssima, de repente o tempo passa. como acordo mto cedo pra trabalhar, sempre fico triste pq acho que deveria ter dormido mais cedo e descansado melhor ao invés de ficar na interwebs. Acho que uma boa saída pra mim é me empenhar em realizar as atividades que coloco no meu bullet journal, como por em prática o Konmari… mas é mto difícil pq nesse período de tensão política sempre quero ficar informada, ou só saber “da nova”… E tenho mil projetos que nunca consegui terminar e esse tempinho seria perfeito!!! 😦 Espero que dê certo pra vc. Bjs.

    • Catluvr96, obrigada por comentar! Eu também gosto de me informar sobre política, e não confio nos grandes veículos de mídia, prefiro o Twitter mesmo! Mas ando tão desanimada com os rumos que o país está tomando que isso me ajudou com essa ideia de largar as redes sociais nessa semana. Todo dia abrir o Twitter e ver notícia sobre cortes de direitos está acabando comigo… Sem contar que todos os projetos acumulados estão me tirando do sério. E eu espero que dê certo também!

  2. Oi Bárbara. Tudo bem? Te acompanho faz pouco tempo e estou gostando muito!
    Eu perdia um tempo considerável na internet e isso estava me deixando com a sensação de “o que estou fazendo com meu tempo”… Deletei o face no ano passado. Mês passado decidi que viveria sem celular (não que as redes sociais estivessem tomando tanto tempo, mas queria me desligar um pouco). Por ironia meu celular deu problema e estou sem. Nem tudo são flores, às vezes perco mais tempo que o necessário no PC, mas reduzi muito o tempo de internet. Estou me policiando mais. E isso tem me feito bem 🙂 Não aconselho a largar de vez o celular, mas deixar ele longe por horas (ou dias) às vezes faz tão bem 🙂
    Eu conto um pouco do minimalismo na minha vida no canal que tenho no YouTube, caso tenha interesse é só pesquisar pelo meu nome 😉
    Vou seguir te acompanhando por aqui 🙂 Beijos

    • Oi Rosana, obrigada pelo comentário! Que bom que você conseguiu reduzir seu tempo no celular e no computador. Acho que ainda não largaria nenhuma rede social nem o telefone, mas quero reduzir meu tempo mexendo neles. O que me atrapalha é o tédio, toda vez que me sinto entendiada abro logo o twitter/o facebook… E vou dar uma olhada no seu canal sim! Abraços.

  3. Oi
    Tô lendo sobre minimalismo e cheguei até seu texto “As redes sociais estão sugando a minha vida?”; percebo que o texto é muito extenso, isso requer tempo. Sugestão: escrever de forma minimalista o texto em questão. Chego em casa, faço o jantar e lavo a louça, acesso por uma hora as redes sociais, vejo uma série na tv; anoto filmes e projetos DIY a realizar. Gosto do facebook e o twitter é meu queridinho do coração. Trabalho 8 horas por dia e estudo francês.
    Fica a dica
    beijo

Deixe um comentário

