Revisitando meus gastos

No início de 2013, escrevi um post relatando meus principais gastos e também coisas com as quais eu não gastava dinheiro. Três anos depois, o que mudou?

Gasto mais/passei a gastar com:

  • Despesas de casa (aluguel/condomínio/luz/etc.): morando sozinha, meus gastos desse tipo aumentam bastante. Ainda assim, as despesas com a casa não passam de 35% da minha renda (antes, mesmo morando em república, esses gastos chegavam a 50% – meu salário era bem baixo)
  • Internet e Netflix: assino um plano de banda-larga e por mim continuaria para sempre nos torrents de séries e filmes, mas meu namorado me atormentou para dividir um plano de Netflix com ele (considerando que eu aproveitava o dele de graça, acho justo  😀 )
  • FIES: venho pagando a amortização dos juros a cada três meses e, a partir de setembro, vou começar a pagar as mensalidades do financiamento.
  • Academia: tenho esse gasto desde que comecei as aulas de Krav-Maga em 2013, e apesar de ter desconto de 50% para estudante e pagar planos semestrais ou anuais para economizar, esse gasto pesa um pouco no meu orçamento.

Gasto menos com:

  • Comida, principalmente fast-food: não preciso mais almoçar fora todos os dias, então a economia já é grande. Também larguei a mania de fast-foods (apesar de ainda ir em alguns às vezes).
  • Transporte (ônibus / metrô): agora que moro a uma distância razoável do trabalho, costumo ir à pé. Uso mais os ônibus nos finais de semana.
  • Roupas, sapatos e acessórios: depois de “refazer” meu guarda-roupa e torná-lo mais minimalista, estou comprando bem menos e escolhendo peças mais versáteis.
  • Livros: desde que adquiri o Kindle, não compro mais livros de papel.
  • Produtos de beleza: uso apenas o necessário, e reduzi as compras de esmaltes, que eram meu fraco.
  • Celular: tinha um plano controle que custava R$ 35, e mudei para 0 pré-pago, e agora faço uma recarga de R$ 25 por mês. Dez reais por mês parece uma economia boba, mas em um ano deixarei de gastar 120 reais. Já é alguma coisa!

Eliminei:

  • Taxa de serviços bancários: aderi ao pacote de serviços essenciais do banco e não pago mais uma taxa mensal de manutenção da conta.
  • Cartões de lojas: quebrei meu cartão da Renner em 2013 e nunca mais adquiri outro. 

É verdade que depois de formar passei a ganhar mais e, consequentemente, passei a gastar mais. Ainda assim, consigo poupar muito mais dinheiro que antes (proporcionalmente) e mantenho os gastos dentro das minhas possibilidades – tanto os essenciais quanto os supérfluos. Ainda preciso melhorar bastante, mas fico feliz em ver minha evolução ao longo dos últimos três anos!

4 comentários sobre “Revisitando meus gastos

  1. Bom, esse vai ser meu 6 anos pós faculdade (nUOSSaaa), meu salário aumentou tbm , e meus gastos por consequência … sai da república, parei de morar com amigas… e me permiti alguns luxos … estou sendo bem mais minimalista em gastos com roupas e com eletrodomésticos e afins …. pelo que percebi ainda gasto bastante com muidesas. .. estou tentando me controlar um pouco melhor… e estou fazendo meio o que aprendi com vc, a planejar o que quero comprar no mes seguinte… tem me ajudado …

    Tem coisas que gasto um pouco mais, mas vale a pena, tipo estou comendo no restaurante universitário do serviço .;… gastaria menos cozinhando, mas teria menos opções de legumes, verduras , etc … então prefiro gastar um pouco mais e ter uma qualidade de alimentos melhor… estou pagando academia… mas não to curtindo mais fazer … mas como peguei uma promoção de 50% de desconto nos proximos 6 meses vou pensar um pouco melhor, pq caso eu cancele e queira voltar vou pagar mor bica de adesão …

    é isso ai … cada dia progredindo um pouquinho 😀 Mas vou ser sicnera que parar de gastar por impulso é bem difícil … tem dia q to com a macaca … ou quero comprar o mundo de comida, ou coisas…. rs

    Beijos

    • Te entendo, Beatriz! Também preciso me controlar o tempo todo, ou acabo comprando coisas que “quero” mas não “preciso”. Ter pouco espaço disponível em casa também ajuda a evitar tralhas!

    • Oi Garota Notívaga, obrigada por comentar. Eu tenho conta no Banco do Brasil, mas até onde eu sei, todos os bancos são obrigados a fornecer um pacote de serviços básicos, de graça. Falei sobre isso nesse texto, tem um link para o site do Banco Central também, você pode achar informações mais completas lá.

Deixe um comentário

