Definindo um “estilo-assinatura” (Parte I)

Há pouco tempo li no blog Into Mind dois posts* sobre como criar um signature look (na tradução literal, estilo-assinatura): um look que reuniria todos os principais elementos do seu estilo pessoal. Nas palavras da própria Anuschka, dona do blog, é “a roupa que você usaria se fosse um personagem de desenho animado”.

Não conhecia o conceito e adorei antes mesmo de terminar de ler os posts. Seria tão bom se eu tivesse essas informações antes de começar a montar meu guarda-roupa minimalista! Eu teria realizado todo o processo com uma definição melhor do meu estilo na cabeça, com menos tentativa e erro.

Um estilo-assinatura tem muito a ver com minimalismo pelos seguintes motivos:

  • Ao conhecer seus gostos, você pode direcionar suas compras e adquirir apenas peças que vai usar efetivamente. Nada de comprar coisas da moda, perceber que elas não tem a ver com seu estilo e esquecer no armário.
  • Você pode ter um guardar-roupa funcional com menos peças e, consequentemente, mais organizado.
  • Você perde menos tempo escolhendo roupas porque já tem uma base definida (o seu “uniforme”) e a maioria dos itens do seu armário combinam entre si.

Em resumo: além de ter um estilo definido por seus próprios gostos e que reflete a sua personalidade, você economiza tempo, dinheiro e espaço. Só vejo vantagens!

Como a Anuschka já esclareceu, ter um signature look não significa usar o mesmo tipo de roupa todo santo dia (como o Steve Jobs) mas sim estabelecer um conceito, trabalhar com ele e suas variações. Eu, por exemplo, uso o trio jeans-camiseta-tênis quase todos os dias, mas vario cores, cortes de calça e camisa, acessórios…

Eu mencionei anteriormente que já tinha montado todo o meu guarda-roupa quando li os posts, mas ainda assim quis adotar esse conceito e verificar se as roupas que eu possuo realmente refletem a minha personalidade e meus gostos. Mas para não fazer um post enorme, resolvi dividir todo esse processo em três partes: além deste primeiro texto de introdução, farei um sobre a definição do meu estilo-assinatura (segundo o método proposto pelo Into Mind) e outro com uma avaliação do meu guarda-roupa atual, comparado com a inspiração.

Os posts sairão nas próximas semanas, mas quem tiver se interessado pelo tema pode ler os seguintes textos:

  1. O seu look como a assinatura do seu estilo
  2. Developing a Signature Look: The Complete Guide {Part I} *(Into Mind)
  3. Developing a Signature Look: The Complete Guide {Part II} *(Into Mind)
  4. How To Create Your Own (Quick but Powerful!) Style Profile
5 comentários sobre “Definindo um “estilo-assinatura” (Parte I)

  1. Já me defini meu estilo é calça, blusa estilo peplum ou alguma coisa mais arrumada e sapatilha, esse é meu uniforme, já sei que não gosto e não uso camiseta, tenis, vestido ou shorts então nem invisto nessas peças pois sei que vou me arrempeder como já aconteceu antes.
    E certas roupas para mim não fazem o menos sentido, como por exemplo uma blusa de lã de verão que eu tive, pois a blusa era quente mas não tinha mangas, oras não conseguia usar ela no verão pois o tecido era quente , e no inverno tambem não conseguia pois ela era muito grossa e não dara certo usar uma blusa por cima, e não dava para usar só ela pois ela não tinha mangas, então uma roupa sem sentido para mim.
    Agora avalido melhor as coisads que compro para não arrender depois, e olhando minhas roupas parece mesmo que são todas iguais so muda o tecido as cores e os cortes, mas todas são um mesmo estilo.

    • Muito bom, Dani! Acho que a melhor coisa é se conhecer e saber seu estilo, assim você não perde tempo nem dinheiro seguindo moda e comprando coisas que não combinam com você. Eu mesma passo a maior parte do tempo de jeans + camiseta + All Star, já fiz muitas compras erradas e tinha coisas inúteis no guarda-roupa, acaba que somos tão bombardeadas com essa ideia de moda que consumimos sem pensar. Hoje também faço escolhas melhores e estou muito feliz com o que visto.

      Obrigada por comentar!

Deixe um comentário

