Definindo um “estilo-assinatura” (Parte III)

No primeiro post dessa série, eu  falei sobre o conceito de signature looks. No segundo, mostrei o passo-a-passo de criação de um uniforme para mim. Agora nesse último post vou analisar o quanto o meu guarda-roupa atual reflete esse estilo ideal. Os próximos tópicos detalham a composição do meu estilo atual.

Principais elementos

Levando em conta tanto a quantidade de peças quanto a frequência de uso, os principais itens do meu guarda-roupa são os seguintes:

  • Calças jeans skinny
  • Camisa estampada/listrada de manga curta
  • Camisa lisa de manga curta
  • Cardigã
  • Jaqueta tipo couro
  • Saia longa
  • Vestido longo
  • All Star
  • Sapato Oxford
  • Sapatilha

Paleta de cores:

colourpalettes_template

Enquanto analisava o meu armário, fiquei chocada com o quanto minhas roupas são azuis! Quase não tenho roupas nas cores que não são as cores base ou complementares dessa paleta. Mesmo as cores secundárias tem representação mínima, por exemplo: tenho só duas peças de roupa vermelhas e duas na cor rosa.

Adequação às necessidades diárias:

Como mencionei no segundo post, a maioria das minhas roupas é casual e minhas necessidades diárias são bem atendidas por esse tipo de vestimenta.

Uniforme com 5 componentes:

No meu dia-a-dia, a composição que mais uso é assim:

  • Proporção: calça jeans skinny + camisa estampada + All Star
  • Cores: azul marinho, preto, cinza, vermelho
  • Acessórios: mochila, faixa de cabelo, óculos de grau
  • Cabelo e maquiagem: cabelo solto ou rabo-de-cavalo, sem maquiagem
  • Detalhes: estampas “nerds”, brincos pequenos, esmalte de cor escura

Comparando minhas inspirações, o conteúdo do meu guarda-roupa e meu uniforme para o cotidiano, dá para perceber que eles são praticamente iguais. Acho que a maior diferença é na paleta de cores, mas ainda assim as cores-base são as mesmas.

Fiquei bem feliz com essa constatação! Pode parecer bobagem ou até futilidade para alguns, mas ter um guarda-roupa que está de acordo com meus gostos e minha personalidade é, na verdade, um indicador de que a minha vida está mais simples – não me preocupo se X ou Y está na moda, não loto meu armário com itens “que toda mulher deveria ter” sem gostar deles, não gasto dinheiro com peças que não me agradam totalmente. E o melhor de tudo: faz tempo que não tenho aquela péssima sensação de não ter nada para vestir.

Espero que tenham gostado dessa série de posts. Para quem pretende simplificar o guarda-roupa (ou está passando por esse processo), recomendo bastante o Into Mind e os outros links que acrescentei no primeiro no segundo texto. Podem falar sobre o estilo de vocês nos comentários também, vou adorar ler!

6 comentários sobre “Definindo um “estilo-assinatura” (Parte III)

  1. Sei que estou muuuito atrasada pra comentar nesse post, mas queria dizer que to iniciando no minimalismo e achei seu blog muito util! Já passei por um graaaande destralhe inicial (me desfiz de praticamente metade de tudo q eu tinha) e isso já facilitou muito a minha vida, tanto na organização no dia-a-dia quanto na hora de me vestir. To me vestindo com muito mais facilidade, sem ficar experimentando mil coisas e trocando porque não gostei e achando que “não tenho roupas boas”. Ainda não comprei nada (e to com muita coisa que precisa ser trocada, principalmente os sapatos), mas isso vou fazendo aos poucos. Vou usar esse seu post como inspiração, acho que vai me ajudar muito! Obrigada! 🙂

    • Oi Rayla! Fico muito feliz por meus posts estarem te ajudando! Quando a gente faz um destralhe grande assim, parece que fica mais fácil focar no que temos e acabamos fazendo escolhas melhores, não acha?
      Abraços.

Deixe um comentário

