TAG – Falando de Dinheiro

Peguei essa TAG do blog Lar Possível, que descobri recentemente e gostei bastante. No blog a Elisa gravou um vídeo com as respostas, mas aqui vai ser texto mesmo!

Vamos às perguntas:

1. Qual foi a primeira vez que você ganhou dinheiro trabalhando?
A primeira vez que ganhei dinheiro trabalhando foi quando iniciei meu primeiro estágio, em 2010. Trabalhava como monitora no laboratório de informática em um colégio, e minha bolsa-estágio era R$ 400, que mal era suficiente pagar a república e comprar comida.

2. Qual a coisa mais curiosa que você já fez pra ganhar dinheiro?
Nunca fiz nada além do usual para ganhar dinheiro. Fora os estágios, trabalhei como monitora na faculdade, fiz divulgação do vestibular da PUC num shopping, e vendi roupas/sapatos/acessórios usados na internet e em bazares.

3. Qual o maior sonho de consumo que você já realizou desde que começou a trabalhar?
Morar sozinha. Depois que passei de estagiária a contratada, juntei o máximo de dinheiro possível para comprar os móveis e eletrodomésticos principais para o apartamento e consegui alugar uma quitinete no fim de 2014.

4. Que compra te deu a maior sensação de dinheiro jogado no lixo?
As compras que mais me deram essa sensação foram as roupas que usei pouco ou que não combinavam comigo mas ainda assim eu insisti em comprar. Quando doei/vendi super barato várias roupas que ficaram anos encalhadas no meu armário bateu essa sensação de desperdício.

5. Você consegue poupar dinheiro? Se sim, dá uma dica.
Consigo sim! A dica que dou é estabelecer uma meta de poupança e separar esse dinheiro assim que receber o salário. O valor da poupança já tem que estar definido no orçamento do mês, é necessário tratá-lo como uma “despesa” essencial, assim como o aluguel ou a conta de luz. Desse jeito é mais fácil separá-lo.

6. Qual é seu maior ralo de dinheiro?
Atualmente minhas maiores despesas são com o apartamento e com alimentação. Ambos são indispensáveis, mas poderiam ser reduzidos. Não abro mão de certas coisas – eu não dividiria um apartamento só para cortar gastos (a não ser em caso de absoluta necessidade), mas tento manter as contas fixas em um mínimo; também gosto de cozinhar e comer bem, mas estou tentando comprar alimentos de forma mais inteligente e gastar menos com restaurantes, fast-food e delivery. Essa é minha maior dificuldade no quesito redução de gastos. 😦

7. Qual a sua maior preocupação financeira?
Passar por dificuldades e não ter dinheiro para me sustentar. Morro de medo de ficar desempregada por um tempo longo e precisar sair do meu apartamento, por exemplo. Para mim, morar sozinha e me sustentar foi a maior conquista da minha vida até então, e perder isso seria voltar à estaca zero.

8. O que você faria se ganhasse uma fortuna?
Pararia de trabalhar, investiria uma parte do dinheiro para garantir meu sustento e usaria o resto para viajar pelo mundo. Os planos já estão definidos, só falta o bilhete premiado da Mega Sena! 😀

9. O que você faria se tudo desse errado e você precisasse dar um jeito de se sustentar?
Tentaria arranjar qualquer emprego, mesmo que não fosse na minha área de atuação. Também poderia fazer doces para vender, já que cozinho bem.

10. Qual o negócio dos seus sonhos?
Ser herdeira, hahaha. Falando francamente, eu não tenho um negócio “dos sonhos”, porque ser dona de um negócio implicaria em continuar trabalhando e meu sonho mesmo é não precisar trabalhar para viver.

11. O que te faz juntar dinheiro com prazer?
Saber que vou ter dinheiro guardado! Seja para uma viagem, para alguma compra importante ou para o fundo de emergências, saber que terei o dinheiro quando precisar, sem fazer dívidas, é muito gratificante.

7 comentários sobre “TAG – Falando de Dinheiro

  1. Super me identifico com vc. Adorei a tag. Acompanho sempre seu blog. Queria te perguntar , se você consegue guardar dinheiro, você o aplica ou deixa na poupança mesmo? To fazendo um pé de meia e sou meio pé atrás com gerente de banco.

    Bjus!

    • Oi Bia, obrigada por comentar! Então, eu passei muito tempo deixando o dinheiro na poupança, aí comecei a ler mais sobre finanças e investimentos e agora invisto em LCI e no Tesouro Direto, mas ainda mantenho a poupança para guardar dinheiro para compras maiores, viagens, etc. É bom mesmo não confiar em gerente de banco, porque eles vão defender os interesses do banco e os próprios em primeiro lugar, não os seus.

      Como esse mundo das finanças é bastante complicado (eu estou aprendendo muito devagar), te aconselho a ler e pesquisar bastante antes de fazer qualquer investimento. Alguns sites que eu indico são o Finanças Femininas, o Poupar e Viver e o Clube dos Poupadores. Todos tem bons artigos, bem detalhados e com uma linguagem simplificada para quem é leigo.

      Boa sorte com o seu pé-de-meia, abraços!

  2. Adorei suas respostas! Também estou tentando diminuir gastos com comida fora de casa, mas é bem difícil. Durante a semana consigo evitar as lanchonetes e restaurantes, mas no fim de semana tem sido complicado. Concordo muito em encarar o investimento mensal como “despesa obrigatória”, aí não temos como fugir da poupança 🙂 Beijos!!

    • Oi Elisa, obrigada por comentar! Diminuir os gastos com comida é a maior complicação mesmo, muita gente já comentou isso aqui. Economizar é importante, mas como resistir a tanta comida gostosa por aí, né? 😀

  3. Nossa, super me identifiquei com vc na parte de morar sozinha, morei sozinha por muito tempo e foi uma das minhas maiores conquistas com fruto do meu trabalho, eu passei por muita coisa mais voltar a morar com os pais, pra mim também era estaca zero e dividir então pra cortar gastos nem pensar, mais quando estava quase parando de morar sozinha eu morei 8 dias com uma amiga e vou te falar. não valeu a experiência, porque estava acostumada a quase 6 anos sozinha com minha particularidade…. Hoje sou casada , moro com meu namorido e vamos ter uma filha e posso dizer vivi boas experiências… criei um blog e te convido a conhecer… Beijinhos
    byvaleriasantana.wordpress.com

    • Oi Valéria, obrigada pelo comentário e por partilhar sua história! Realmente, pensamos de uma maneira bem parecida. Eu gosto muito de morar sozinha, acho que não me adaptaria a morar com outras pessoas de novo.

      Dei uma olhada no seu blog, desejo sorte para você e sua família! Se falar de minimalismo por lá mande links! Beijos

Deixe um comentário

