Destralhe digital, parte I: celular

Início de ano, para mim, é uma época de limpeza e organização da casa, do armário, da papelada… No entanto, não costumo dar a mesma atenção à minha vida digital, por assim dizer. Agora, como meu computador cada vez mais lento, a pasta de Outros Favoritos do navegador cada vez mais cheia e meu telefone cada vez mais lotado de imagens, decidi iniciar 2017 com um bom destralhe digital, dividido em três partes.

Para a primeira parte, escolhi fazer uma limpeza no smartphone e defini três tarefas:

  1. Apagar fotos, vídeos e arquivos: com exceção de poucas fotos que tirei esse ano e alguns ícones, apaguei absolutamente todos os arquivos do meu telefone. As fotos importantes, de viagens e etc, eu salvei no Dropbox. O resto dos arquivos, que não me farão falta, apaguei sem dó.
  2. Desinstalar apps que não uso: não sou acumuladora de aplicativos, mas apaguei alguns jogos (adeus, Pokemon Go!) e outros apps que não usava há um tempo, e desativei os apps nativos que não podem ser apagados. Aproveitei para atualizar todos os que ficaram.
  3. Desativar notificações desnecessárias: detesto notificações insistentes de aplicativos, principalmente porque eu sempre me distraio com elas, então prefiro deixar a maioria desativada. Analisei as configurações de todos os apps que geram notificação e desliguei as que não preciso. Hoje só recebo notificações de mensagens pessoais no Whatsapp (e de um ou outro grupo que considero importante – o do trabalho, por exemplo, eu marco a opção de ignorar por 1 ano 😀 ), respostas diretas no Twitter, e do Messenger do Facebook (que quase não uso também).

As próximas partes desse destralhe serão mais difíceis: planejo fazer uma limpeza geral no meu notebook e, por fim, uma na “internet”: vou organizar favoritos, avaliar minhas redes sociais, etc. Fiquem de olho nos próximos posts!

6 comentários sobre “Destralhe digital, parte I: celular

  1. Eu também preciso muito dar essa geral no meu celular. Eu tiro muitas fotos, adoro fotografar a natureza, por exemplo. Mas eu prefiro colocar no Google Drive porque sinto que lá eu tenho mais espaço e como estou sempre mexendo no google eu sempre lembro de dar uma olhada lá!

    • É bom mesmo fazer uma limpeza no telefone antes que ele fique lento ou sem memória… Nunca usei o Drive, já estou tão acostumada com o Dropbox que já teixo tudo nele. Não tiro tantas fotos assim, só em férias, então não me falta espaço. 🙂

  2. Adorei Bárbara! Eu comecei nesse mês um destralhe no meu notebook também (ele está super lento), mas ainda está longe de acabar kkkk…ainda vai faltar o celular tb, pois tenho muitas fotos. As notificações do celular eu tirei desde quando o comprei, pois me irrita e desconcentra…só deixo o do whatsapp para aparecer o aviso na tela bloqueada (mas só vejo que recebi se apertar para ver a tela, caso contrário continua tudo preto mesmo, e tb tirei o alerta do som (não gosto de nada apitando e nem assoviando). Vou acompanhar seus próximos posts sim, com prazer! Grande abraço! 😀

    • Oi, Yasmin! Eu estou adiando esse destralhe do notebook há tempos, porque sei que vai dar trabalho… O do celular foi mais fácil porque gosto de deixá-lo o mais simples possível para usar. Ele também não tem luz de notificação, então só vejo quando desbloqueio, mas costumo deixar os sons ligados quando estou em casa.

  3. O que é bem difícil de eu fazer é o do Notebook e das redes sociais. Eu sempre inicio, mas deixo pela metade.
    Recentemente, comecei a internet, mas tive que parar. Em breve voltarei a organizar tudo.

    No meu celular, vez ou outra estou fazendo uma limpa. Tirei as notificações também e foi a melhor coisa que eu fiz, nem parece que tenho redes sociais, esqueço até de olhá-las. Só deixo o do Whatsapp, porque não dá para tirar. Nem converso direito então não incomoda muito.

    • Realmente, o do notebook e da internet são os mais complicados. Vivo adiando, mas estou com tantos favoritos acumulados que preciso dar um jeito no meu navegador!

      Eu gosto de notificações de mensagens, então só deixo as do Whatsapp e do Twitter. Qualquer outra coisa que fica aparecendo na tela me irrita.

Deixe um comentário

