Destralhe digital, parte II: computador

Na parte I do destralhe digital, fiz uma “faxina” no meu smartphone. Agora foi a vez do notebook, e realizei as seguintes tarefas:

  1. Desinstalar programas desnecessários: desinstalei alguns jogos que já tinha zerado e alguns programas que não usava mais. Também desativei a inicialização automática de certos programas.
  2. Apagar arquivos desnecessários: downloads antigos, episódios de séries que já assisti, imagens que não preciso mais guardar, tudo isso foi para a lixeira.
  3. Transferir arquivos para o Dropbox: passei para o Dropbox os poucos arquivos importantes que estavam no computador.
  4. Fazer limpeza e desfragmentação de disco: gosto realizar esses processos porque eles melhoram o desempenho do computador.
  5. Organizar a Área de Trabalho  e apagar atalhos desnecessários: deixei na Área de Trabalho apenas os atalhos para alguns programas que uso com mais frequência e para os jogos que ainda não terminei.
  6. Organizar arquivos e pastas: não precisei fazer nada além de transferir um ou outro arquivo “perdido” para a pasta onde ele deveria estar – minhas pastas estavam muito bem organizadas!
  7. Deletar músicas que não ouço: deletei tudo das bandas/cantores que não gosto mais e organizei minhas músicas nas pastas certas, por artista.

Por incrível que pareça, essa limpeza do notebook quase não deu trabalho. Ele já estava bastante organizado e não tinha muitos arquivos acumulados, um reflexo de usar mais o computador do trabalho que o de casa. A próxima (e última) parte é o destralhe da minha “vida na web” – essa sim vai dar um trabalhão…

6 comentários sobre “Destralhe digital, parte II: computador

  1. Oi Bárbara! Acho que quando eu entrar de licença maternidade, vou fazer esse destralhe digital também. Estou com muitos arquivos… ficam escondidos no HD externo, no computador, no pendrive, mas está na hora de arrumar, né? rs Beijos.

    • Oi Yuka! É uma boa ideia usar a “folga” da sua licença maternidade para dar uma geral nesses arquivos… Eles se acumulam de pouquinho em pouquinho, e quando você vê, tem um volume enorme de tralha digital para lidar. Abraços!

  2. Uau parabéns Bárbara ! Eu também tenho pouquíssimas coisas no notebook, até mesmo porquê eu utilizo ele bem pouco, eu uso mais o pc. Não tenho mais músicas nem vídeos no note, e no pc mantenho apenas o que eu escuto 😀
    bjsssss

  3. Oi, Bárbara! Também faço esse destralhe constantemente. A limpeza da vida digital é mais complexa, mas vale a pena. Nada de rastros ou excessos na web; além das redes sociais, a caixa de e-mail e a barra de favoritos também entram na faxina. Eu gosto muito de acompanhar seu blog, me motiva. No aguardo do próximo post. Um beijo ❤

Deixe um comentário

