5 perguntas sobre: Dinheiro

Esse post é o resultado de um desafio do Habitica (para quem não sabe o que é, já falei sobre ele aqui). A guilda sobre responsabilidade financeira da qual eu participo lançou o desafio, que consiste em responder essas 5 perguntas em qualquer lugar. Resolvi então trazer trazê-las para o blog! Aqui estão minhas respostas:

1 – Se você ganhasse R$ 25.000 na loteria, o que faria com o dinheiro?
Eu investiria o dinheiro, já que não seria uma quantia alta o suficiente para “largar tudo” e viver de renda. Por mais tentador que fosse, preferiria não gastar com viagens ou compras, porque sei que precisaria dessa quantia no futuro.

2 – Qual é o seu maior medo em relação à aposentadoria?
Meu maior medo é não ter dinheiro o suficiente para me sustentar quando for mais velha, e por isso não poder me aposentar. Também tenho medo de ser demitida e não conseguir trabalho lá pelos 60 anos, e ficar dependente de ajuda dos outros ou do dinheiro de “bicos”. Com a reforma da previdência chegando aí, imagino que essa será a infeliz realidade para a maioria dos brasileiros idosos.

3 – Quando você faz uma entrevista de emprego, além do salário, a coisa mais importante que você quer saber é…
Quais são os benefícios e se o horário de trabalho é flexível. A questão do horário para mim é muito importante, já que preciso resolver várias coisas sozinha (compras, problemas da casa, contas, consultas…) e não ter um horário rígido de trabalho facilita muito.

4 – Quando você está comprando roupas novas, qual é a sua prioridade?
Conforto, beleza e qualidade para mim são igualmente importantes. Preço também, mas eu prefiro pagar um pouco mais caro por peças que sei que vão durar bastante.

5 – Qual frase descreve melhor seus sentimentos em relação ao dinheiro?

Dinheiro não traz felicidade… Manda buscar.

Posso parecer gananciosa falando isso, mas eu acho que só quem vive confortavelmente pode se dar o luxo falar que dinheiro não traz felicidade. Você precisa de dinheiro para fazer absolutamente tudo, desde ter casa e comida e educar os filhos a viajar, sair e se divertir. Talvez você não precise de muito dinheiro para fazer essas coisas, mas precisa de um mínimo, de qualquer jeito.


O que acharam? Estou pensando em fazer uma série de posts do tipo “5 perguntas sobre…” com temas diferentes, acho que vai ser interessante. Opinem nos comentários por favor! E me contem suas respostas também, eu adoro saber a visão dos leitores. 🙂

13 comentários sobre “5 perguntas sobre: Dinheiro

  1. Boa tarde 🙂
    – Adoro seu blog, sempre vejo suas postagens. Obrigada por compartilhar
    – A frase do meu caso em relação a dinheiro seria : “vc é eternamento escravo de suas necessidades”. Para mim o medo é de da velhice depender dos outros … ser um “estorvo”, ou passar necessidade mesmo …
    – Concordo com o fato de dinheiro não ser SUPER importante , só se vc estiver com suas necessidades básicas, que pra uns é um teto, comida, pra outros um carro viagens. .. bla bla bla…
    – Acho q em relação a 5 perguntas sobre… não tenho muitas ideias a respeito kkk mas seria legal pra te conhecer melhor. Seria interessante se tivesse causos e situações alheias e sua opnião de como lidar com o assunto … não sei … estou dando ideias…. enfim obrigada

    • Oi Beatriz, obrigada por comentar! Sua frase também é boa, tudo o que consideramos “necessário”, mesmo que não seja, acaba por ditar nossos hábitos e gastos. Valeu pelas dicas. Abraços!

  2. bom dia Barbara..a pergunta que atualmente mais vem me assombrando e a numero 2 em relacao a aposentadoria pois agora estava bem pertinho de alcancar e com a triste noticia que talvez nao vou poder contar com ela…dura realidade nao
    boa semana pra vc

  3. Tenho um pouco de raiva de quem fala “dinheiro não trás felicidade”, sem perceber (ou ignorando o fato) de que ela só está feliz por causa de coisas que o dinheiro proporcionou.
    Tenho muito medo de aposentadoria também (ou a falta dela). Ainda agora com o pessoal querendo tercerizar até o cachorro, parece que vai ser mais complicado ainda. Trágico.

  4. O engraçado é quando você para e analisa, em qualquer contexto R$ 25.000 é muito, mas na hora de pensar nas suas metas vê que essa grana só realiza uma ou parte dela. Faria o mesmo que você.
    Fico imaginando depender de alguém, nossa isso me deixa deprê 😦
    … É, dinheiro não traz felicidade mesmo, mas prefiro passar a depressão viajando pelo mundo e sem passar necessidades kkkk

  5. 1 – Se você ganhasse R$ 25.000 na loteria, o que faria com o dinheiro?
    Também investiria na hora!

    2 – Qual é o seu maior medo em relação à aposentadoria?
    NUNCA acreditei na aposentadoria publica e desde SEMPRE fiz meu “colchão financeiro”.
    Portanto, meu medo na verdade é mais em relação a perda de vitalidade do que em algo que o governo não vai me dar, pois nunca esperei muito dele…

    3 – Quando você faz uma entrevista de emprego, além do salário, a coisa mais importante que você quer saber é…
    Além da flexibilidade, coisas que só dá para saber trabalhando no local como atmosfera, por exemplo.

    4 – Quando você está comprando roupas novas, qual é a sua prioridade?
    A qualidade é importante, mas tenho a sensação de que no Brasil paga-se MUITO CARO por qualidade nem tão superior. Então o preço é fator decisivo, claro que uma vez definido que não é uma peça feia, com caimento ruim e que vai estragar na primeira lavagem.

    5 – Qual frase descreve melhor seus sentimentos em relação ao dinheiro?
    Dinheiro significa liberdade

    • Oi Andreia, obrigada por compartilhar suas respostas, gostei muito!

      É verdade o que você falou sobre roupas. Não sei se estou mais exigente, mas acho que há uns anos até mesmo as peças de lojas de departamento tinham mais qualidade (eu mesma tenho roupas da C&A que comprei há anos!). Hoje em dia tudo parece feio, malfeito e de baixa qualidade – além de caro. Sei que nos EUA eles cobram muito pouco nessas roupas de fast-fashion, mas isso não acontece aqui. Realmente me dá raiva ter que pagar caro por roupas bem mais ou menos.

Deixe um comentário

