Limpando a casa em meio à correria do dia-a-dia

Conciliar a limpeza e organização da casa com os compromissos diários – trabalho, estudos, vida social, família, etc – costuma ser complicado.  Em fevereiro, a leitora Ane deixou o seguinte comentário em um dos posts:

Fico impressionada com quem consegue manter a casa linda e a cara também, mas confesso que quando só tem o fim de semana para tudo é meio complicado. Você algum post sobre limpeza/organização para quem tem uma vida agitada??

Prometi a ela falar sobre isso, e aqui está (finalmente)!Conheço três tipos de cronograma de arrumação da casa e já testei dois deles. São os seguintes:

  • Limpeza da casa em 1 ou 2 dias da semana: essa é a maneira com a qual eu lido com a arrumação da casa ultimamente. Costumo limpar a casa e fazer compras no sábado, e deixo as roupas lavando na máquina enquanto faço a faxina. Como meu apartamento é pequeno, em uma tarde dou conta de tudo. Quando estou muito cansada ou tenho outro compromisso no dia, limpo no domingo ou divido a limpeza em outros dias da semana.
  • Limpeza semanal: quando mudei para o meu apartamento, tentei dividir as tarefas de limpeza da casa ao longo da semana, como mostrei nesse post. O problema é que eu chegava tarde, já cansada, e não tinha ânimo para arrumar a casa e fazer outras coisas (cozinhar, por exemplo). Acabava deixando várias tarefas para o fim de semana, então resolvi voltar ao meu esquema anterior. Mas para quem tem tempo/disposição e prefere descansar no fim de semana, realizar as obrigações domésticas durante a semana é uma boa opção.
  • Limpeza mensal: vi esse esquema no Apartment Therapy, não testei porque achei que não seria adequado á minha rotina, mas deve servir para outras pessoas. Nessa limpeza mensal, você define uma quantidade X de tarefas necessárias e vai repetindo ao longo do mês. Ao fim de 30 dias, você limpou a casa toda pelo menos duas vezes.

E a faxina/limpeza pesada? existem várias opções: uma vez por mês, uma vez a cada X meses, duas vezes por ano (verão e inverno), uma vez por ano… Eu escolhi fazer esse tipo de faxina uma vez a cada ano, mas sempre um cômodo por vez. Por exemplo: em janeiro eu fiz uma limpeza profunda no banheiro, agora só ano que vem. A próxima é no quarto, e assim por diante. Mas não acumula muita sujeira? Não, por causa do que vou falar a seguir.

Tarefas “esquecidas”: quando foi a última vez que você limpou os interruptores e as tomadas da sua casa? E o interfone? E as lâmpadas? Existe uma série de itens passam batido na hora da faxina, e o jeito que eu achei para lidar com eles também foi inspirado pelo Apartment Therapy. Fiz uma lista com essas tarefas esquecidas e todo mês escolho uma para fazer durante a limpeza semanal. Assim eu não acumulo tantas tarefas para os dias de faxina pesada.

Outras dicas para facilitar a limpeza da casa:

  • Realizar algumas tarefas diariamente: eu arrumo a cama todas as manhãs e me esforço para não deixar louça suja na pia de um dia para o outro. Essas dias tarefas são super simples mas facilitam demais o meu dia-a-dia e deixam minha casa com um aspecto muito mais organizado.
  • Não deixar bagunça acumulada no chão, mesa ou bancadas: como todo mundo sabe, tralha só chama mais tralha.
  • Sempre guardar objetos em seus devidos lugares: quando cada coisa tem seu lugar, você perde menos tempo procurando quando precisa de algo.
  • Limpeza e organização contínua: lavar a louça enquanto cozinha ou depois de comer, guardar as roupas quando estiverem secas, lidar com a correspondência assim que chegar em casa…
  • Definir bem as tarefas: faça uma lista de tarefas diárias/semanais/mensais/anuais e a deixe em um lugar visível, assim você não esquece de nada.
  • Se puder, diminua a quantidade de enfeites e afins: quanto mais objetos expostos, mais poeira, e maior o tempo gasto para limpá-los. O mesmo serve para móveis.
  • Não se estresse: eu adoro manter minha casa limpa e arrumada, mas tem dias que é impossível. Seja pelo cansaço ou falta de tempo, se você não puder fazer uma ou outra tarefa, não se estresse. Facilite as coisas para você e tenha mais tempo para descansar e curtir sua casinha !

Adendo (02/05/17): esqueci de uma dica muito importante! Como moro sozinha, não passo por essa situação, mas é essencial que todos os moradores da casa dividam as tarefas. Se ajudou a sujar, precisa ajudar a limpar também! Hoje em dia a maioria dos serviços domésticos ficam a cargo das mulheres (sejam elas donas de casa ou não), e isso gera uma sobrecarga muito grande de trabalho. Quando todos colaboram igualmente, fica muito mais fácil manter o ambiente limpo e organizado, e ninguém fica atulhado de serviço.

13 comentários sobre “Limpando a casa em meio à correria do dia-a-dia

  1. Bárbara obrigadaaaaa!!!
    Menina antes eu ficava louca com isso, mas vi que não adianta seguir rotinas que não tem como seguir na atual condição, seu post está ótimo, sabe aquele costume do cão de achar que você tem que seguir todas as regras da sociedade? Estou me libertando, de que adianta uma casa brilhando com suas notas n faculdade beirando 3,0 ou 4,0 pois não consegue estudar? Antes eu ficava louca querendo seguir Fly Lady, ou mil listas infinitas. Aff!!! Hoje me convenci que preciso de uma ajudinha, estou pensando em pagar alguém 1x por mês ou 1x a cada 2 meses e mantenho o resto.

    • Oi Ane, obrigada a você pela ideia do post, fico feliz que tenha gostado! Eu nem tento seguir esses super métodos, sei que gosto de liberdade para fazer as coisas quando quero/posso, e métodos de organização muito elaborados não funcionariam para mim. É importante achar o que funciona para você, e pronto! Contratar uma diarista para ajudar na limpeza é uma boa alternativa, mas como você disse, é essencial manter a limpeza básica. Abraços!

  2. bom dia Barbara…eu tento limpar um pouco a noite tambem durante a semana um comodo por dia da semana pelo menos, pra nao ficar tudo pro final de semana , principalmente quando sei que tenho algum evento ou festa no sabado etc…porem o que consome mesmo e a parte da alimentacao….cozinhar e lavar a louca demora muito…..somos tao sobrecarregada de funcoes …ainda temos que estar arrumadas, unhas, cabelos, pele hidratada ….as vezes penso se cuido de mim ou da casa …kkkkkkkkkk
    bjss
    boa semanha

    • Oi Helen! É verdade, cozinhar e lavar louça demanda muito tempo mesmo… E sim, nós mulheres somos muito cobradas em tudo e quase não temos ajuda. Por isso eu acho importante fazer duas coisas: ignorar as cobranças da sociedade (já reparou que ninguém que exige que estejamos arrumadíssimas paga nosso salão de beleza? 😀 ) e exigir que todas as pessoas que moram na mesma casa compartilhem igualmente as obrigações. Nada de jogar tudo nas costas das mulheres! Vou até fazer um adendo no meu post sobre isso. Abraços!

  3. Nossa, bem o que eu precisava e passei o feriado pensando!
    Acho que as vezes a gente se cobra demais nessa questão de “casa perfeita”.
    Não conhecia o apartment therapy, obrigada pela indicação acidental, hahaha.
    Tenha uma ótima semana.

  4. Excelente, ajudou muito! Dispensamos a empregada de todo dia e pensamos em não ter mais nem mesmo uma diarista. Tem sido difícil, mas acho que vamos conseguir. A comida também é um problema, mas com organização estamos conseguindo manter tudo limpo, em ordem e comer direito. Vamos ver se dá para resistir. 🙂

    • Olá, Danielle! Que bom que seus esforços estão compensando. Também acho difícil me organizar para cozinhar, nem sempre dá tempo (ainda mais com outras obrigações na fila). Acho que a prática nos ajuda a ficar mais organizados. Abraços!

  5. Hello!
    Minha casa anda um caos :/ Coluna ferrada e um procedimento no pé só estão me fazendo procrastinar e acabei marcando com uma moça pra me ajudar. Não queria gastar essa grana, mas chegou a hr de assumir que não está rolando. Tô infeliz com a sujeira e essa será a última vez porque logo estarei de mudança.
    Ás vezes o melhor é assumir que não estamos dando conta, né? 😦

    • Oi Camila! Que pena toda essa confusão… Realmente, ás vezes precisamos mesmo de ajuda na limpeza, e contratar alguém pode não economizar dinheiro, mas economiza tempo. Melhoras para você!

  6. Ola Barbara. Excelente post. Tem uma coisa que é não negociavel la em casa que é a organização da cozinha antes de irmos dormir. Quando eu estou com preguiça é o meu marido que me motiva (obriga) e quando é ele que esta com preguiça sou eu que o obrigo. Fato é que acordar para tomar café numa cozinha limpa, pelo menos para mim, ja é meio caminho andado para ter um bom dia. E sempre que estou de bobeira tento dar uma ajeitada, tirar um po, passar o aspirador rapidinho. Mas confesso que ter maquina de lavar louça é uma senhora mão na roda. Talvez o tempo que eu use para tirar o po rapidinho seja o tempo que eu não estou usando para lavar as louças. Quanto a cozinhar, esta faltando organização para garantir uma alimentação saudavel por esses dias e eu estou literalmente lutando para incorporar o habito de preparar as minhas refeições na minha rotinha, mas esta muito dificil. Abraços e parabéns pelo blog. Ele é uma otima fonte de inspiração. 🙂

    • Oi Natalia, obrigada por comentar! Também gosto de deixar a louça limpa à noite, quando não faço isso parece que minha vida mergulha no caos. 😀 Eu adoraria ter uma lava-louça, mas infelizmente no meu apartamento não tem espaço. Também estou tentando me organizar mais na hora de cozinhar, eu já faço comida durante a semana para durar alguns dias (e levo almoço para o trabalho), mas há tempos venho tentando e falhando em fazer um menu semanal mais organizadinho. Se eu conseguisse, facilitaria demais a minha rotina. Abraços!

  7. Pingback: Inpirações da semana [9] | Uma jornada interior

Deixe um comentário

