DIY – Instalando uma cortina para pia

Uma das desvantagens de morar de aluguel é não poder fazer certas mudanças na casa – por falta de permissão, de dinheiro ou de ambos – então precisamos dar um jeito com o que temos em mãos. Às vezes, isso significa adotar tendências que odiamos: no meu caso, a famosa cortina de pia.

20170421_200030

Como era a pia antes

Na minha cozinha não tem armários sob a pia, e ultimamente eu estava ficando cada vez mais incomodada com a feiura das coisas embaixo dela (botijão, lixeira e sacolas de lixo reciclável), mas não conseguia pensar num jeito de escondê-las. Como mandar fazer um armário é inviável, a única alternativa foi instalar uma cortina.

Os materiais que usei foram:

  • Varão extensível
  • Suportes para varão
  • Argolas com clipe “jacaré”
  • Um pedaço de algodão cru

Para instalar o varão, colei os suportes na parte de baixo da pia com cola quente, já que não tinha jeito de furar. Minha mãe cortou e costurou o pano da cortina, e eu tingi. Pendurei a cortina com as argolas e pronto.

  Desculpem a louça suja na foto

Não vou dizer que está bonito, mas ficou o melhor possível dentro das circunstâncias. Pelo menos não tem mais lixo exposto na cozinha! Só espero que meu próximo apartamento tenha armários.  😀

8 comentários sobre “DIY – Instalando uma cortina para pia

  1. Não sei se vc já falou sobre isso, mas o que vc acha de morar de aluguel no sentido de que sempre tem aquele papo de “poderia estar pagando um financiamento” ou coisas assim? Quero morar sozinha logo, mas não tem condições de eu comprar um ap e alugar parece loucura aos olhos dos meus amigos tanto por causa do dinheiro como tbm pelo fato de vc não poder fazer algumas mudanças e reformas. Adoro esse blog! :)) Bjs,

    • Oi Brunna! Eu não falei sobre isso em nenhum post, apenas em comentários. Acho que a escolha entre comprar ou alugar depende muito da situação. Eu, por exemplo, levei em conta os seguintes fatores:

      – Moro em Belo Horizonte e os imóveis aqui são caros. Quando comecei a alugar, não teria a opção de financiar porque não tinha dinheiro suficiente para dar entrada num apartamento.
      – Não sei se vou morar nessa cidade para sempre, então não quis me prender a um imóvel tão cedo na vida.
      – Numa época de crise, se eu perder o emprego corro o risco de perder o financiamento se não conseguir pagar.
      – Já tenho uma dívida com o FIES e não gostaria de assumir outra até pagar essa.
      – Muitas vezes o preço do aluguel é mais barato que o valor do financiamento. Se você juntar a diferença e investir, pode acumular um valor maior para dar entrada num imóvel no futuro.

      Em muitos blogs de finanças que leio, dizem que, financiando, você acaba por pagar 1.5 ou 2 apartamentos levando só um. Ainda assim, juntar dinheiro para pagar um imóvel à vista está fora da realidade de muitas pessoas (eu inclusa). De qualquer forma, prefiro esperar um tempo e amadurecer essa decisão. Alugar tem suas desvantagens, as principais são lidar com os donos/imobiliária e não poder fazer reformas ou mudanças, mas acho que tudo pode ser conversado.

      Por outro lado, tenho uma amiga que está financiando uma casa. Ela mora no interior (onde os imóveis são mais baratos), fez um acordo com o pai dela para que ele pagasse as prestações e ela o reembolsasse com juros menores, e ainda alugou a casa onde vai morar, para abater os pagamentos.

      Você precisa avaliar muito bem sua situação atual e seus planos para o futuro antes de tomar essa decisão. As pessoas gostam muito de criticar, mas seus amigos não vão pagar seus boletos, né? 😀 Morar sozinha é muito bom, mas alugando ou comprando você vai precisar ter um dinheiro guardado e muita paciência. Espero que você consiga realizar seu desejo logo! Abraços

  2. bom dia Barbara…a cortinha ficou otima e a cor tambem lindo esse tom de azul, tambem ja morei de aluguel e era terrivel nao poder fazer nada na casa, mas voce esta certa assumir um financiamento hoje e como voce pagar o ape 2 ou ate 3 vezes por causa do juros…enfim espere o tempo certo para comprar sua propria casa voce nao vai se arrepender
    boa semana pra vc

  3. Ola Barbara. A sua cortina ficou otima! A questão financeira fica ainda pior quando você compra a sua casa/apartamento porque você vai querer mudar cada cantinho para se sentir em casa, mas tem que pagar a prestação também. A diferença é que é investimento, né? Concordo com você que a compra de um bem imobiliario deve ser muito bem pensada, principalmente com as taxas de juros praticadas no Brasil. Nessas horas o melhor é positivar e ressaltar as vantagens de morar de aluguel. 🙂 Abraços.

    • Oi Natália! É verdade, mesmo hoje em dia fico pensando que se o apartamento onde eu moro fosse meu, eu poderia mudar X ou Y, imagina quando eu tiver meu próprio canto! Como eu disse, ambas as opções tem vantagens e desvantagens, e a melhor para mim no momento é alugar. Acho importante pensar bem e não se deixar levar pela opinião dos outros, já que é uma decisão que envolve (muito) dinheiro e riscos. Abraços!

Deixe um comentário

