Reorganizando a minha cozinha (Parte I)

Como vocês já sabem, moro num apartamento bem pequeno, e a minha cozinha é uma das menores que já vi.  Essas fotos mostram bem a gravidade da situação:

Com tão pouco espaço disponível,  armazenar mantimentos e utensílios de culinária apenas na cozinha é impossível, por isso eu fiz a seguinte divisão: panelas e eletrodomésticos ficam no paneleiro, na sala, comidas e vasilhas de plástico ficam no armário da cozinha. Não sei se mencionei antes, mas a geladeira também fica na sala. 😀

Tudo estava indo mais ou menos bem até eu precisar trocar o armário da cozinha – acabei comprando um ligeiramente menor, e então todo o esquema de organização que eu mostrei no link anterior foi por água abaixo. Meu armário novo estava super bagunçado e muita coisa não cabia:

Depois de quebrar a cabeça tentando achar a melhor solução, resolvi optar pelo mais óbvio e instalar duas prateleiras na parede oposta ao armário. Não gosto muito de prateleiras porque meu apartamento acumula muita poeira, mas eu não tinha outra opção.

Instaladas as prateleiras, o passo seguinte foi definir o que eu colocaria nelas: queria deixar apenas os itens “menos feios” expostos. Isso levou a uma terceira reorganização dos meus temperos (já fiz assim e assim). Como passei a comprar a granel, eles não cabiam mais nos potinhos onde eu costumava guardá-los, então resolvi colocá-los em potes de vidro reaproveitados de geleias, molhos e afins.

20170715_154844

Escrevi o nome de cada tempero em seu respectivo pote, com caneta marcadora (a mesma que eu usei para decorar a parede do quarto!)

Também comprei duas caixas organizadoras empilháveis para guardar os temperos que sobraram:

No próximo post eu mostro como a cozinha ficou!

3 comentários sobre “Reorganizando a minha cozinha (Parte I)

  1. Que bacana, quero ver como sua cozinha ficou! Eu e minha mãe recentemente mudamos tudo na cozinha aqui em casa, ela comprou uma air fryer e não tinha espaço… Fomos arredando, empurrando, mudando de lugar, parafusando, trazendo coisas, tirando coisas, até conseguir que ficasse bonitinho.
    Ah, e obrigada pela recomendação do outro texto! Os posts do seu blog tem me ajudado muito a não comprar coisas desnecessárias.

    • Oi Dalila, vou postar os resultados amanhã. Quando a cozinha é pequena a gente não pode fugir de fazer vários ajustes, né? Ainda assim, é muito gratificante quando conseguimos deixar as coisas bonitas.

      Quanto ás recomendações, fico feliz em ajudar! Abraços.

  2. Barbara ficou otimo a organizacao…quando o espaco pequeno temos que ser criativo…
    e o banheiro tambem …nao da pra acumular muitas coisas ne
    bjs
    boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s