3 dicas para ter um smartphone menos poluído

Minha eterna busca por uma vida mais simples também passa pelo smartphone: procuro deixá-lo o menos “poluído” possível, faço destralhes constantes, desligo a maioria das notificações, tento não ocupar toda a memória disponível… Aqui estão três dicas que me ajudaram bastante nesse processo:

1 – Ocultar aplicativos que não são usados:

A maioria dos smartphones vem com aplicativos nativos inúteis, mas que não podem ser desinstalados. Felizmente, é possível ocultá-los e impedir que eles poluam o menu do telefone. Tutorial aqui (para Android).

2 – Desativar o download automático de mídia:

Não basta as pessoas te adicionarem em grupos do Whatsapp, elas também precisam mandar várias imagens e vídeos inúteis (ás vezes até pornográficos) para encher sua galeria de imagens e comprometer a memória do telefone. Foi uma bênção descobrir que é possível desativar o download automático de mídia, e hoje em dia o aplicativo só me mostra uma foto se eu clicar nela para baixar,  e dependendo de quem mandou eu nem me dou esse trabalho. Tutoriais de como fazer isso no Whatsapp e no Instagram.

3 – Bloquear notificações de aplicativos:

Grande parte dos aplicativos oferece a opção de desativar notificações, mas não todos. Um exemplo: eu passei um perrengue por semanas com o app do Itaú me enviando notificações de “Faz tempo que você não acessa o app, sentimos sua falta!” até descobrir que uma configuração do celular me permite bloquear todas as notificações de um aplicativo. Para telefones Android, basta ir em Configurações > Sons e Notificações > Notificações de aplicativo e escolher o aplicativo que você deseja silenciar.


Quem tiver mais dicas de como simplificar o celular, por favor compartilhe nos comentários!

5 comentários sobre “3 dicas para ter um smartphone menos poluído

  1. Me identifiquei, tbm sou adepta de “despoluir” o celular. E essa dica de desativar notificações é libertadora! Eu passei a fazer isso ha algum tempo e que diferença fez na minha vida! No começo foi super estranho, até difícil eu diria, mas com o tempo fui notando como eu vivia em função do meu celular, e não o contrário, quando ao menor toque eu já parava o que estivesse fazendo pra responder à notificação.
    Hj me sinto leve e tranquila. Não tenho mais aquela ansiedade constante de que o celular vai tocar a qualquer momento. Só deixo o whats app (com grupos devidamente silenciados) e as chamadas do telefone com notificações ativas, e mesmo assim quando estou ocupada com outra coisa ou no meu momento de lazer até o whatsapp eu desativo, porque penso que se a pessoa precisar de verdade falar comigo com urgência ela vai me ligar, ou então não é assim tão urgente. Então quando meu celular toca sei que é algo que demanda minha atenção naquele momento (como uma chamada), porque hj tenho esse filtro. E é algo que eu recomendo pra todo mundo, mas é bem difícil convencer as pessoas de que a vida sem notificações é ótima! Mas é só uma questão de costume, e os benefícios são mesmo muito bons ❤

    • Oi Mary! Hoje eu também só deixo as notificações do Whatsapp ativadas (com grupos silenciados), e se pudesse também desativaria as chamadas – só recebo ligação de marketing, não importa quantos números eu bloqueie. Desativei as notificações de SMS pelo mesmo motivo. A primeira coisa que faço quando baixo um app é desativar as notificações, odeio ser incomodada com coisas inúteis. Eu ainda passo muito tempo com o celular, mas pelo menos perdi a mania de ficar de olho em qualquer notificação.

  2. Barbara, passei a tarde toda no seu blog ( é serio!) e eu adorei! Mas reparei que em muitos posts você fala de redes sociais e principalmente o twitter, mas não encontrei em nenhum só lugar os seus usuários para poder te seguir. Eu que não soube procurar ou é uma opção sua mesmo não divulgar suas redes? Encontrei apensar um instagram que você criou com o nome do blog que agora já pertence a outra pessoa, acredito.
    Vou visitar aqui sempre.

    • Oi Luciana! Eu realmente não gosto de divulgar minhas redes sociais, principalmente porque não falo muito sobre minimalismo nelas, então acho que quem me lê aqui não teria interesse em me seguir. Eu criei um Instagram para o blog mas excluí depois de um tempo porque quase nunca postava fotos. Hoje em dia eu tenho uma conta pessoal e estou até pensando em divulgar, mas de novo, não tem nada sobre minimalismo nela. Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂

  3. Pingback: Leituras da semana | Frugalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s