Dicas para facilitar a temida faxina de fim de ano

Faz um tempinho que alguém chegou no blog através da busca “tarefa difícil faxina de fim de ano” , e eu fiquei guardando a ideia para fazer um post a respeito até hoje. Já dei algumas dicas sobre limpeza da casa, e aqui vão algumas especiais para o fim do ano:

Não deixe todas as tarefas para o fim do ano: essa dica pode parecer um tanto cretina, especialmente porque já estamos em Dezembro, mas o fim do ano costuma ser uma época estressante e atarefada para muitas pessoas, então quanto mais adiantada estiver a faxina, melhor.  É interessante dividir as tarefas mais pesadas ao longo dos meses e fazer apenas uma limpeza mais geral nas últimas semanas do ano, para deixar a casa pronta para as festas.

Faça uma lista e um cronograma: dividindo ou não as tarefas ao longo do ano, é bom ter uma lista do que deve ser feito, idealmente com um cronograma. Assim você evita esquecimentos e pode calcular o quanto vai demorar – o que ajuda na hora de definir o que realmente vale a pena ser feito e o que pode esperar até a próxima faxina. Esse checklist do Vida Organizada é uma ótima base para quem não sabe por onde começar.

Use produtos naturais/feitos em casa: produtos de limpeza são caros, mas podem ser substituídos sem problema por alternativas mais baratas. No blog Um Ano Sem Lixo tem várias receitas simples que podem ser feitas em casa. Eu mesma já testei e aprovei o desinfetante de frutas cítricas!

Chame todo mundo para ajudar: morando sozinha, só posso contar comigo mesma para a faxina (por isso que divido as tarefas ao longo do ano, ou não dou conta! 😐 ), mas quem mora com mais pessoas pode distribuir as responsabilidades da limpeza. Se cada morador fizer a sua parte, a faxina acaba muito mais rápido!

Mais posts sobre limpeza da casa:

Espero que as dicas tenham sido úteis. Boa faxina, e que sua casa fique bem limpinha nesse fim de 2017! 😀

4 comentários sobre “Dicas para facilitar a temida faxina de fim de ano

  1. bom dia flor
    vou pegar de jeito mesmo o meu guarda roupa…hora de tirar as pecas que nao usei e doar…como nao comprei muitas coisas esse ano entao hora so de tirar..
    boa semana

  2. Oi Barbara,

    Nossa senhora, na ultima vez que aspirei o meu colchão fiquei pasma com a quantidade de poeira que tinha nele. Não era a toa que eu espirrava todo dia quando fazia a cama (bato colchão e travesseiros todos os dias quando abro o quarto para ventilar). Agora aspiro toda semana quanto troco os lençois e nunca mais espirrei de manhã. Leva menos de 5 minutos num sabado ou domingo de manhã. Se eu sei que não estarei em casa, lavo os lençois na sexta antes de sair para o trabalho e aspiro o colchão antes de colocar os novos.. 🙂

    Adoro as receitas do UASL mas nunca tentei nenhuma. Preciso me decidir a fazê-lo.

    A dica mais preciosa é realmente não deixar pra fazer tudo de ultima hora. Para este fim de ano meu banheiro e armario do quarto ja estão organizadinhos. Mas vou ter que dar conta dos armarios da cozinha!

    Obrigada pelo post.

    Natalia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s