Balanço das finanças de 2017

O ano passado também foi um ano tranquilo em relação às finanças – parece que é a única área da minha vida sobre a qual eu ainda tenho algum controle, risos. As despesas aumentaram, mas as receitas também, porque finalmente fui contratada como CLT! 2017 teve seus altos e baixos, em resumo:

Pontos positivos:

  • Comecei a poupar uma quantia mensal para a aposentadoria;
  • Incrementei minha reserva para emergências;
  • Mantive as compras de supérfluos sob controle, graças à minha lista de compras permitidas por mês.

Pontos negativos:

  • Novamente, não segui à risca os valores definidos para cada categoria do meu orçamento mensal;
  • Estudei menos do que gostaria sobre finanças;
  • Gastei bastante (de novo) com restaurantes/delivery e Uber/Cabify/etc. Os dois gastos aumentaram porque estou saindo mais, mas também por preguiça de cozinhar ou ir a pé ou de ônibus para os lugares.

Conclusão:

Como repeti alguns erros dos anos anteriores, principalmente no que diz respeito á definição do orçamento, acho que chegou a hora de adotar uma nova abordagem. 2018 será um ano de muitos, muitos gastos – todas as minhas despesas fixas estão aumentando, e a pós-graduação também vai pesar bastante, por isso preciso ser ainda mais responsável com meu dinheiro. O post da semana que vem será sobre as minhas metas financeiras para este ano.

7 comentários sobre “Balanço das finanças de 2017

  1. Parabéns, Bárbara! ainda que não realizou tudo o que tinha-se proposto, fez bastante… .eu sigo voce e as suas postagem me agradam muito… me ajudam e estimulam na caminhada para o minimalismo!

  2. parabéns Barbara você esta indo muito bem…seus textos são inspiradores tenho certeza que vc nesse ano vai conseguir superar as metas, uma dica pra economizar na alimentação e deixar pronto comidas em potinhos congelados ai na hora da pressa a gente não precisa comprar comida…e so vc tirar um dia pra fazer tudo e vc vai ver a economia no orçamento no final do mes
    bjs boa semana

    • Oi Helen, obrigada! Eu já faço isso de congelar porções, mas até o fim do ano passado eu não tinha microondas, aí era tão trabalhoso descongelar e cozinhar que eu nem fazia. Estou tentando adotar o hábito de cozinhar 1 vez por semana para poupar tempo, por enquanto tem dado certo. Boa semana pra você!

  3. Oi Bárbara, tudo bom ? Adoro suas postagens.

    Como tem feito pra aprender sobre finanças? Tenho um dinheiro guardado, não queria deixar na poupança mas nem sei por onde começar. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s