Revisitando meus gastos – 2018

O primeiro post que fiz sobre meus maiores e menores gastos foi em 2013, depois fiz outro em 2016. Agora minha situação financeira mudou bastante, então fiz um novo relatório:

Gasto mais/passei a gastar com:

  • Saúde: entre remédios, terapia e consultas, meu tratamento contra a depressão chega a quase 10% dos meus gastos atuais.
  • Alimentação: diminuí bastante o consumo de fast-food, mas estou fazendo uma reeducação alimentar (orientada por uma nutricionista) e acabo gastando mais com comidas saudáveis, que costumam ser caras.
  • Despesas de casa: já não gasto tanto com móveis e decoração, mas os valores das contas de casa (aluguel, condomínio, energia elétrica) continuam aumentando todo ano.
  • Educação: somadas, as mensalidades da pós-graduação e do FIES representam o meu segundo maior gasto, totalizando quase 30% das minhas despesas.

Gasto menos com:

  • Academia: parei por completo de frequentar a academia e fazer as aulas de Krav Maga. Infelizmente não consegui fazer e passar no exame da faixa verde, mas com o aumento dos gastos essenciais ficou impossível pagar academia.
  • Transporte:  no ano passado eu gastei bastante com aplicativos de táxi como Uber e afins, na maior parte do tempo por estar atrasada ou com preguiça de andar/pegar ônibus. Esse ano eu resolvi cortar isso.

Gastos que praticamente não mudaram:

  • Roupas, sapatos e acessórios: continuo comprando tanto quanto nos últimos dois anos, na maioria das vezes apenas quando preciso substituir alguma peça.
  • Produtos de beleza: gastei muito no ano passado por causa do meu problema com espinhas, mas agora estou conseguindo reduzir. Meu maior gasto é com produtos para o cabelo, já que passei a fazer  o famoso cronograma capilar.
  • Livros: minha principal fonte de leitura ainda é o Lê Livros. 😀
  • Celular: ainda faço as recargas de R$ 25 mensais.
  • Hobbies: continuo comprando jogos 2 vezes por ano nas Steam Sales, continuo assinando Netflix, e agora faço a assinatura de riscos do Clube do Bordado, de R$ 8,00 por mês.

Como vocês podem ver, a situação não está boa: meus gastos essenciais aumentaram bastante, e não tenho muitos gastos supérfluos para cortar e compensar esse aumento. O que me deixa mais tranquila é ainda conseguir poupar um pouco do que recebo (tenho duas “poupanças” no momento: uma para a aposentadoria, outra para uma futura mudança de apartamento), e também saber que essa condição é temporária – a pós termina em julho de 2019, e o tratamento contra a depressão também não é eterno (espero!). Por enquanto eu só preciso aguentar firme.

9 comentários sobre “Revisitando meus gastos – 2018

  1. Oi Bárbara.
    Gosto muito dos seus textos.
    Eu também tenho tentado reduzir meus gastos mas tem meses que sempre aparece uma nova surpresa. O jeito é ter paciência…
    Obrigada por comentar sobre o Lê livros, eu não conhecia este site.
    Desejo tudo de bom pra você!
    Abraços, Rose

  2. Olá, acompanho seu blog tem um tempinho e acho que posso te dar uma sugestão pra vc melhorar seu relacionamento com dinheiro. Vc ja ouviu falar na Nathalia Arcury? ela tem um canal chamado Me Poupe! no youtube e ensina como lidar com finanças de forma muito facil e didática. Dá uma olhadinha la. Vai que algum video dela te dá uma ideia.
    =**

    • Oi Liggiane! Sim, é bom separar as contas, porque você controla direitinho quanto cada uma rende e não cai em tentação de gastar o dinheiro separado para outra coisa só porque ele está lá na conta. 🙂

  3. bom dia querida….nao esta facil pra ninguem mas vamos la …poupar emagrecer comer saudavel fazer atividades fisicas e etc parece uma luta eterna ne…voce passou por uma nutricionista que legal fala pra gente um pouco mais e as dicas que ela te deu…bjs boa semana

  4. Acabei de encontrar seu blog e estou amando tudo por aqui!
    Adorei este estilo de postagem, estou pensando seriamente em aderir ao minimalismo e pretendo começar esse ano, esse cantinho vai me ajudar bastante.
    Gostei muito da organização financeira que você está tendo, também quero me organizar dessa forma, apesar de não receber um salário nem mesada, quero controlar mais as compras que for fazer pra casa, por exemplo. Um beijo e até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s